NOTÍCIAS

Empreendedor Rural 2015 premia melhores projetos do Paraná

  Quase cinco mil pessoas participaram do encerramento do Programa Empreendedor Rural, realizado pelo Sistema Faep/Senar-PR, na sexta-feira (4), no Expotrade Pinhais. Esta é a 12ª edição do evento, em parceria com o Sebrae-PR e Fetaep, que premia produtores rurais de todo o estado. O Programa Empreendedor Rural foi criado para estimular as habilidades do […]

07/12/2015

essa

 

Quase cinco mil pessoas participaram do encerramento do Programa Empreendedor Rural, realizado pelo Sistema Faep/Senar-PR, na sexta-feira (4), no Expotrade Pinhais. Esta é a 12ª edição do evento, em parceria com o Sebrae-PR e Fetaep, que premia produtores rurais de todo o estado.

O Programa Empreendedor Rural foi criado para estimular as habilidades do produtor e desenvolver suas competências para realizar atividades econômicas, políticas e sociais. Com isso, pode administrar melhor seus empreendimentos e mensurar resultados. Para participar é necessário apresentar um projeto, semelhante a um Trabalho de Conclusão de Curso, contendo diagnóstico, planejamento estratégico, análise da realidade e estudo de mercado.

Os três primeiros colocados na premiação receberam uma viagem técnica para um país da América Latina. Neste ano, foram encaminhados 99 trabalhos para a análise de uma banca composta por uma equipe de técnicos do Sistema Faep/Senar-PR, Fetaep, Sebrae-PR, professoras da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e da Universidade Federal do Paraná.

No evento de premiação participaram líderes e trabalhadores rurais, jovens aprendizes e presidentes de sindicatos rurais. Na abertura, o presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, falou sobre a necessidade de mudança no Brasil, e sobre as reformas necessárias, sejam: trabalhista, tributária ou política. “Para vislumbrar um cenário do que nos espera e o que é possível fazer, convidamos para a palestra magna deste evento, o especialista e consultor Xico Graziano, com experiência cultivada nos anos do Plano Real, durante o governo Fernando Henrique Cardoso”, disse.

Meneguette ainda destacou que é tempo de refletir sobre o destino da nação e tomar consciência de que cada um tem uma responsabilidade a seu cargo. “Temos que nos orgulhar que é o setor agropecuário, com os seus sucessivos saldos na balança comercial internacional, que ainda está segurando o Brasil. Este setor somos nós, os agricultores e pecuaristas. Os empreendedores rurais”, frisou. Ele encerrou ao agradecer os parceiros Sebrae e Fetaep, os sindicatos rurais – seus dirigentes e funcionários – e os técnicos e instrutores dos cursos do segmento.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que representou a presidência do conselho do Sebrae; iniciou ao falar da responsabilidade que as entidades envolvidas no evento têm com a formação e qualificação dos empreendedores rurais. “São estas as entidades que levam conhecimento e experiência para a formação de mais profissionais em nosso estado, que contribuirão para nosso crescimento”, destacou.

A produção agrícola no Paraná permanece entre os destaques do país, estando acima da média nacional, conforme apontou Piana. “Isso acontece graças às parcerias e o envolvimento do governo estadual. No Paraná estamos cumprindo nossa parte, apesar de sabermos das dificuldades éticas e financeiras nacionais”, ponderou.

O governador do Paraná, Beto Richa, destacou que o Paraná ocupa a posição de quarta economia do país, graças à agricultura e à agropecuária, com crescimento acima da média do PIB brasileiro. É também o segundo estado do Brasil com menor desigualdade social, conforme dados do IPEA. Para o governador, o evento reflete estes dados e resulta da sinergia entre as entidades com o governo estadual.

 

Premiação

1º lugar – Aline Bonk (União da Vitória)

2º lugar – Marcio Manfredini e Rossana Campello Manfredini (Guarapuava)

3º lugar – Flávia Smulek (Prudentópolis)

 

Destaques presentes:

O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara; os deputados federais Osmar Serraglio e Ricardo Barros; o deputado estadual Elio Rush; o diretor técnico do Sebrae, Julio César Agostini; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Miguel Espolador Neto; o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Marcos Malta; o diretor presidente da Adapar, Inácio Kroetz; o prefeito de Formosa do Oeste, Wolnei Antonio Savaris; o presidente da Fetaep, Ademir Mueller; o presidente executivo do Sindileite e representante da Ocepar, Wilson Thiesen; o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Luiz Corrêa Lucchesi; o diretor presidente do Ceasa/PR, Natalino Avance de Souza; o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o secretário municipal do Abastecimento de Curitiba, Marcelo Franco Munaretto; a promotora de Justiça Fabia Teixeira Fritegotto Gimenez, representando o Ministério Público do Paraná; o diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná, Cezar Amin Pasqualin; o presidente do IAP, Tarcisio Mossato Pinto; o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez; o secretário de política agrícola da Contag, David Wylkerson Rodrigues; o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Luiz Fernando Busnardo; o superintendente do Senar-PR, Humberto Malucelli; os diretores da FAEP João Luiz Rodrigues Biscaia e Livaldo Gemin, além de presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná.

 

Publicado por admin

07/12/2015 às 14:01

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.