Fecomércio PR sedia IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial da Jucepar

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realiza entre os dias 28 e 30 de outubro, na sede da Fecomércio, em Curitiba, o IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial. O objetivo do evento é que vogais e relatores de processos da sede e das agências regionais da Jucepar tenham a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e […]

29/10/2015

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realiza entre os dias 28 e 30 de outubro, na sede da Fecomércio, em Curitiba, o IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial. O objetivo do evento é que vogais e relatores de processos da sede e das agências regionais da Jucepar tenham a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e realizar troca de experiências, discutindo os temas atuais do registro empresarial, além de sanar dúvidas com palestras de técnicos da casa e convidados.

A quarta edição do evento conta com número recorde de agências participantes, 65 no total, de todo Paraná. Como nas edições anteriores, são convocados a participar do Seminário os relatores de processos, o colegiado de vogais, procuradores, advogados e servidores ligados à área do Registro Empresarial na sede da Jucepar. De acordo com o presidente da autarquia, Ardisson Akel, esta é mais uma ação realizada para atender os princípios da gestão atual de Governo do Estado: de fomento ao empreendedorismo e ao crescimento da economia paranaense, além informar sobre as ações de desburocratização e simplificação dos registros empresariais, que tem sido realizada através do Programa Empresa Fácil e da REDESIM.

A programação inclui palestras do Registro Público de Empresas, Falsificação do Registro de Firmas, operação da Receita Federal, entre outras. O programa Empresa Fácil Paraná, que faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Jucepar, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (REDESIM). “O Empresa Fácil configura uma nova realidade do registro empresarial, que deve agilizar aberturas, alterações e baixas de empresas em todo o Estado, com redução de custos e maior velocidade, e é de extrema importância que os profissionais convidados estejam a par de todo esse processo”, destaca Akel.

O programa está em fase de implantação do software de integração, para o qual, estão sendo sensibilizadas, treinadas e integradas, todas as prefeituras do Estado do Paraná. Hoje, mais de 190 municípios já se encontram conectados com a Junta Comercial do Estado. Logo, todo o processo de consulta de viabilidade, emissão de alvará e registro como contribuinte municipal está sendo feito automaticamente, através da transmissão de dados pela autarquia.

A Jucepar também implantou um sistema de fila única de análise de processos, ou seja, todos os relatores do interior do Estado, além dos vogais e relatores da capital, estão trabalhando na análise dos processos. Através de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Receita Federal, a Jucepar também está fornecendo o registro do CNPJ, com exceção da capital, nos 398 municípios do Paraná é a Junta Comercial que emite o CNPJ. Em breve fornecerá também a inscrição estadual.

29/10/2015 às 13:13