Festival de Turismo do Litoral do Paraná chega a 5ª edição

Nos dias 22 e 23 de agosto Paranaguá recebeu o 5º Festival de Turismo do Litoral do Paraná, maior encontro de entretenimento, turismo e negócios da costa paranaense. O evento que foi organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e teve o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac […]

24/08/2015

Festival de Turismo (6)

Mais de quarenta pessoas participaram da aula-show “Prato Regional”, realizada pelo Senac

Nos dias 22 e 23 de agosto Paranaguá recebeu o 5º Festival de Turismo do Litoral do Paraná, maior encontro de entretenimento, turismo e negócios da costa paranaense. O evento que foi organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e teve o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, do Sebrae e do Grupo de Ensino Isulpar, apresentou durante os dois dias uma programação cultural e gastronômica variada, com food trucks, comida típica, aula-show de culinária, feira de imóveis e feira de negócios.

Na sexta-feira (21) aconteceu a abertura oficial no Hotel Camboa, reunindo autoridades do Turismo de todo o estado e empresários do ramo. Representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a diretora da Câmara empresarial de Turismo da Fecomércio, Rosa Maria Corballi, ressaltou a atuação da entidade em prol do turismo no estado. “O Sistema tem o turismo em seu DNA. O Senac na formação de mão de obra para o setor e o Sesc na inserção social por meio do turismo, possibilitando que pessoas que em condição diária não teriam acesso a determinados atrativos turísticos locais, restaurantes e espaços de entretenimento e lazer”.

O prefeito de Paranaguá, Edson Kerstern, destacou a importância da união dos municípios do litoral.  “Temos que imaginar que em conjunto somos muito mais fortes. Estamos numa região com uma baía que é a segunda maior do Brasil e um dos principais estuários de vida marinha do mundo, com uma biodiversidade imensa, com gastronomia e cultura riquíssimas, belas praias e ilhas, turismo rural, enfim, uma gama de oportunidades a serem exploradas no setor turístico”, salientou.

Festival de Turismo (3)

A diretora da Câmara empresarial de Turismo da Fecomércio, Rosa Maria Corballi; o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba e vice-presidente do Conselho estadual de Turismo, João Jacob Mehl; o prefeito de Paranaguá, Edson Kersten; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Adalto Luders; o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenez; o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi; o vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Marco Antônio de Oliveira Fatuch; e o consultor do Sebrae PR; Gilberto Keserle.

Homenagem

Durante a abertura do 5º Festival de Turismo do Litoral foi realizada a entrega do Prêmio Ser Caiçara às personalidades que contribuem com o desenvolvimento do turismo no litoral do Paraná.

A ex-gerente executiva do Senac Caiobá, Paula Regina Monteiro Sindo, foi uma das homenageadas pelo trabalho realizado na instituição, formando mão de obra qualificada para o setor.  O presidente da Fundação M7uniciapl de Turismo de Paranaguá (Fumtur), Rafael Gutierres Júnior; o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenez; a empresária e proprietária do restaurante Casa do Barreado, Norma de Freitas e o professor de bateria e percussão da Filarmônica Antoninense, Cleverson da Silva; também receberam a homenagem.

Aula-show

O Senac também marcou presença no evento. No sábado (22), instrutores das unidades de Paranaguá e Caiobá ministraram aulas-shows para os visitantes da feira. Os temas abordados foram todos escolhidos com o intuito de valorizar os produtos locais. A primeira aula foi o preparo de um prato regional, utilizando a Cambira como ingrediente principal. Na sequencia foi preparado um Doce Regional com banana da terra e para finalizar foi a vez do Ceviche.

24/08/2015 às 14:51