Trabalho decente e políticas públicas é foco da 2ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e o Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT) realizaram a 2ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, em Curitiba. A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (14), no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, com a presença […]

17/08/2015

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e o Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT) realizaram a 2ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, em Curitiba. A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (14), no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, da vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves; do presidente do CMERT, Zildo Costa; do oficial de projeto da Organização Internacional do trabalho (OIT), José Ribeiro, entre outras autoridades.

O evento reuniu entidades patronais e de trabalhadores, além de representantes do poder público que se propuseram a dialogar sobre trabalho decente e políticas públicas – temáticas desta edição da conferência. Representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) no CMERT, o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba (Sinditiba Curitiba), Zildo Costa, lembra que assim que assumiu a presidência do Conselho em março, convocou uma comissão organizadora para a realização do evento. “Temos aqui uma discussão tripartite com o objetivo de estreitar a relação interpessoal entre empregadores, trabalhadores e poder público, pois acreditamos que esse é o primeiro passo para um crescimento mútuo”, enfatizou.

Durante a abertura, foi assinado o Memorando do Trabalho Decente, documento elaborado pela OIT, com diretrizes para o combate à precarização das condições de trabalho na capital. “Essa experiência de Curitiba é muito importante porque reúne um Conselho Municipal que tem trabalhado bastante nesse conceito de trabalho decente e políticas públicas, e que pode vir a ser uma referência para outras capitais. Também considero a ação muito importante para o Sul do país, pois trata-se da primeira agenda que se substancia num espaço de dialogo social com discussões temáticas muito relevantes”, pontuou o representante da Organização Internacional do Trabalho, José Ribeiro.

O prefeito Gustavo Fruet comentou sobre a importância da discussão em um período de crise política e econômica. “A Conferência de torna pertinente,  pois cumpre o papel de assegurar o emprego na atual conjuntura que enfrentamos, além de trazer discussões para que possa haver continuação e manutenção desses empregos, com a presença de representantes de diversos setores. A assinatura do memorando, é inédita para Curitiba, pois reafirma o compromisso já assinado anteriormente no Vaticano, para trabalhar a favor de direitos humanos e contra a exploração e defesa do trabalho decente”, concluiu.

Após a solenidade de abertura da Conferência, o desembargador do Trabalho, Célio Horst Waldraff, apresentou a palestra a inaugural do evento, que teve como tema “Reformas Trabalhistas e os Direitos Constitucionais”. Prestigiaram a abertura Nelsão da Força, representante da bancada dos Trabalhadores; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, os vereadores Paulo Salamuni e Pedro Paulo e o deputado estadual Tadeu Veneri; o diretor sindical da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Alberto Samways; presidentes e representantes de sindicatos filiados à Fecomércio PR, entre outros.

Dia de debates

No sábado, 168 delegados foram convocados para debater sobre outros quatro assuntos pertinentes à temática desta edição: emprego e juventude, saúde do trabalhador, qualificação, e diálogo social. As propostas foram votadas na plenária no fim do dia, assim como a eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal do Emprego e Trabalho no próximo triênio.

17/08/2015 às 14:24