Fecomércio PR e Sebrae lançam programa Compra Paraná em Pinhais

Desde agosto de 2014, com a sanção da Lei Complementar nº 147, as micro e pequenas empresas passaram a receber, obrigatoriamente, tratamento diferenciado nas licitações realizadas pelo poder público. Para que as empresas conheçam essa vantagem e tenham novas oportunidades de negócios, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR desenvolvem o programa Compra Paraná, que […]

17/07/2015

Palestra Darci Piana 3

Desde agosto de 2014, com a sanção da Lei Complementar nº 147, as micro e pequenas empresas passaram a receber, obrigatoriamente, tratamento diferenciado nas licitações realizadas pelo poder público. Para que as empresas conheçam essa vantagem e tenham novas oportunidades de negócios, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR desenvolvem o programa Compra Paraná, que vem sendo lançado em vários municípios paranaenses. Nesta quarta-feira (15), o programa foi apresentado a empresários de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Vinicius Milani, a partir de dados fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), verificou-se que em 2013, o poder público de Pinhais realizou R$ 80.188.422,60 em compras. “No entanto, 40% dos fornecedores eram micro e pequenas empresas e apenas 14% dos produtos e serviços foram fornecidos por micro e pequenas empresas de Pinhais, o que significa que esses recursos deixaram de circular no município”, explicou aos mais de 250 empresários presentes no evento.

Para o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, o evento é importante para que as oportunidades sejam apresentadas aos empreendedores. “Nós estamos vivendo um momento propício para encontrarmos soluções criativas e a prefeitura de Pinhais procura fazer sua parte. Com organização, conseguimos honrar nossos compromissos. E não podemos perder o otimismo, isso é o que nos motiva e faz com que motivemos também quem investe e vive a cidade”, comenta.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destacou o papel de entidades representativas para orientar os empresários e estimular sua atualização para enfrentar as dificuldades em momentos de crise como os atuais. “Como entidades empresariais temos o dever de orientar este público e fortalecer estas empresas, para que mantenham nosso Estado crescendo. Com esforço, vontade e dedicação vamos superar essa crise”, afirmou.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (Acipi), Ivaldo de Sá Barreto, que também representou a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), parceira do programa Compra Paraná, são em situações difíceis que surgem soluções criativas. “Essa parceria que se forma entre o poder público e as entidades que representam o setor produtivo é essencial para as empresas encontrem novas soluções e oportunidades”, disse.

O gerente da regional leste do Sebrae, José Ricardo Castelo Campos, reiterou que as micro e pequenas empresas têm que estar preparadas para absorver o potencial de compra dos municípios. “Ninguém trabalha sozinho, os parceiros são fundamentais neste trabalho que é de extrema relevância, pois nos momentos de crise muitas vezes não conseguimos notar o potencial que o município possui para poder contribuir para com o desenvolvimento dele próprio”.

Encontro e Rodada de Negócios

No dia 25 de agosto, o programa Compra Paraná realizará um Encontro e Rodada de Negócios, que reunirá empresas compradoras de grande porte e 60 micro e pequenas empresas fornecedoras. Os empresários interessados em participar, podem entrar em contato com a Acipi, pelo fone (41) 3033-3166 ou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, pelo fone (41) 3912-5645 .

17/07/2015 às 13:40