Viagem a Taiwan completa ciclo de missões pela Ásia

Entre os dias 20 e 28 de junho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná (SincaPR), e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) em parceria com a Taiwan Trade Center no Brasil (Taitra) participaram de missão de negócios em Taipei, Taiwan. […]

07/07/2015

Isabela  - Missao Taiwan

Entre os dias 20 e 28 de junho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná (SincaPR), e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) em parceria com a Taiwan Trade Center no Brasil (Taitra) participaram de missão de negócios em Taipei, Taiwan. Um grupo formado por 11 pessoas, entre membros da diretoria das entidades e empresários dos setores atacadista distribuidor e supermercadistas integraram a comitiva.

A missão de negócios surgiu a partir de um convite feito pela Taitra – entidade ligada ao governo de Taiwan à Fecomércio PR. O vice-presidente da Fecomércio PR e do SincaPR, Paulo Hermínio Pennacchi, e o secretário geral da Taitra, Simon Wang, assinaram um acordo de cooperação durante a missão.

O documento visa promover o comércio de bens, serviços e turismo divulgando informações econômicas aos empresários taiwaneses e paranaenses. O texto ainda sugere parcerias, assistência local e reciprocidade entre as partes para o desenvolvimento do comércio, de feiras, exposições, entre outros eventos que promovam os produtos e serviços de forma bilateral.

Na ocasião, o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, fez uma apresentação sobre a entidade e o panorama do comércio de bens, serviços e turismo do estado. Representando a Pennacchi Alimentos, Antonio Carlos Leão, também apresentou dados dos setores atacadista distribuidor e supermercadista a níveis estadual e nacional.

Rodadas de negócio foram feitas no Taipei World Trade Center Nangang Exhibition Hall, com 38 empresas do segmento alimentício interessadas no mercado paranaense. A programação no país também incluiu reuniões com a Associação de Indústria de Balas e Biscoitos e com a Associação das Indústrias de Alimentos e Enlatados locais, além de visitas técnicas a supermercados.

O grupo também visitou a Taipei International Food Show – 3ª maior feira do segmento da Ásia. De acordo com o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, a missão promoveu a troca de experiências entre empresários taiwaneses e paranaenses. “Além das rodadas de negócios, a viagem permitiu o entrosamento entre compradores e vendedores, e a troca de experiências para que, num futuro próximo, seja possível a negociação entre o país e o nosso estado”, comentou.

Comitiva

O vice-presidente da Fecomércio PR e do SincaPR, Paulo Hermínio Pennacchi, também representou na ocasião o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o qual preside.  De acordo com ele, a Taitra foi fundamental para o encontro promovido em Taipei. “Tivemos um atendimento excelente durante a viagem, com o encontro de fornecedores com produtos interessantes. O entrosamento do grupo também foi um dos pontos altos dessa viagem e acredito que essa experiência foi fantástica”, disse.

O empresário Claudio Tissi foi um dos representantes do segmento supermercadista na missão. Com quatro lojas em Curitiba e 250 funcionários, o empresário pretende aplicar na sua empresa conhecimentos obtidos durante a viagem. “A nossa ida a Taiwan foi muito produtiva e uma experiência única. Lá vimos outra cultura e outros conceitos. Espero implantar muito do que vi nos nossos supermercados”, diz.

Também integraram a comitiva os empresários Gumercindo dos Santos (Cofesa), Edi Pegoraro (Grupo Triunfante), Helton Parizotto (Dalpar Supermercados), Felix Boeing (La Violetera), Paulo Pichini (Companhia Sulamericana de Distribuição), Marcelo Breda (Casa Fiesta), e Wilson Sanches (Verona Supermercados). A Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR já realizou missões na China, no Japão e na Coreia do Sul, e completa agora o ciclo Ásia, com a viagem a Taiwan.

07/07/2015 às 20:36