NOTÍCIAS

Endividamento dos paranaenses é de 88,8% em junho

A parcela de famílias endividadas chega a 88,8% dos paranaenses em junho, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O índice mostrou ligeiro aumento na comparação com maio (87,5%) e é praticamente o mesmo apresentado […]

03/07/2015

A parcela de famílias endividadas chega a 88,8% dos paranaenses em junho, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O índice mostrou ligeiro aumento na comparação com maio (87,5%) e é praticamente o mesmo apresentado em junho do ano passado (88,7%). As contas em atraso (27,1%) e a falta de condições para pagamento (9,2%) também são similares com relação a junho do ano passado, (27,6% e 9,9%, respectivamente), o que mostra estabilidade dos consumidores frente suas dívidas.

 

pesquisa

 

 

pesquisa 2

 

 

Nível de endividamento

Dentre as famílias que possuem dívidas, 23,2% se classificam como muito endividadas; 47,9% se consideram mais ou menos endividadas; 17,6% se denominam pouco endividados e 11,2% não têm dívidas do tipo. Comparados ao ano passado, os índices apresentaram pouca variação.

 

pesquisa 3

 

 

Tipos de dívida

A utilização do cartão de crédito é o principal tipo de dívida para 66% dos paranaenses. O percentual dos adeptos dessa modalidade de crédito cresceu um pouco na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o cartão representava 64,4% das modalidades de dívida.

 

pesquisa 4

 

 

Tempo de atraso nas dívidas, tempo de comprometimento e percentual de renda comprometida

Entre os entrevistados com contas em atraso, 47,3% já estão com parcelas atrasadas há mais de 90 dias, e são considerados inadimplentes, tendo seu nome incluso nos sistemas de proteção ao crédito.

O tempo médio de comprometimento com as dívidas é 7,3 meses e a parcela média da renda familiar comprometida com dívidas é de 31,8 %, sendo que 18,5% dos consumidores têm mais de 50% dos rendimentos vinculados a dívidas.

 

 

 

 

Publicado por admin

03/07/2015 às 14:08

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.