17/04/2015
Os empresários do comércio varejista devem aproveitar o momento para investir na melhoria de processos de gestão e no relacionamento com clientes. Esta é a orientação, dada pelo coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, durante o lançamento da nova versão do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade, na última terça-feira, dia 14, para cerca de 120 empresários de Curitiba.
“Muitos me perguntam como será o ano de 2015 para o varejo. Eu respondo que este é o ano de fazer bem feito. Com uma gestão bem feita, de forma planejada e estratégica, investindo no relacionamento com os clientes e no propósito de sua empresa”, enfatizou Dalquano ao apresentar as tendências do mercado internacional para o comércio, vivenciadas durante a feira internacional NRF Annual Convention, organizada pela National Retail Federation (NRF), nos Estados Unidos.
Segundo Dalquano, um bom início para se adequar às novas realidades do comércio é a participação dos empresários no novo Varejo Mais, lançado na terça-feira e realizado pelo Sebrae/PR, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). O objetivo do Programa é fortalecer o comércio e auxiliar as empresas paranaenses a se posicionarem no mercado para melhorar seus resultados.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o Programa é de fundamental importância para a sustentação das empresas paranaenses do ramo varejista. “Em dez anos de existência, o Varejo Mais já atendeu mais de 10 mil empresas paranaenses e tem dado um resultado extraordinário. Esse sucesso se deve à qualidade do trabalho realizado em parceria com o Sebrae/PR, que é exemplo para os demais estados brasileiros.”
O novo Varejo Mais vai totalizar 157 horas de capacitação, 41 horas de consultoria e 24 horas de diagnóstico para 20 empresas varejistas de Curitiba, durante dois anos de realização.
As novidades para 2015 ficam por conta da consultoria em coaching que, segundo Pesarini, pretende potencializar a capacidade gerencial e empreendedora do proprietário da loja e a criação do Selo de Excelência em Qualidade para o Varejo, projeto-piloto que será implantado e irá avaliar, por meio dos diagnósticos e consultorias, quais as empresas atingiram o patamar mínimo de referência em boa gestão para a obtenção do selo.
“O selo será um mecanismo de reconhecimento, atestado pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio, de que a empresa participante do Varejo Mais atende aos critérios de boa gestão de seus negócios, de relacionamento com a equipe e qualidade de atendimento ao cliente. Esse selo deverá ser conquistado e mantido pela empresa, para que continue a manter os processos assimilados durante a implantação do Programa”, explica Osmar Dalquano Junior.
Resultados comprovados
Quatro empresárias participantes da última edição do Programa relataram suas experiências e resultados obtidos com o Varejo Mais. Todas elas ressaltaram o desenvolvimento de suas empresas e o crescimento em vendas que, para algumas delas, chegaram a 100%.
Jaqueline Borges, proprietária da Jaqueline Borges Fitness Wear, conta que, com o Varejo Mais, aprendeu a vender muito mais que produtos e, sim, um estilo de vida. “Indico e recomendo a participação no Programa, que estimula a troca de informações, o desenvolvimento profissional do gestor e a dedicação na melhoria dos processos de venda e relacionamento com o cliente.”
Já para a empresária Lin Chang, da Calla Lilis Decoração e Presentes, o Programa deu um norte para a condução do negócio, com ferramentas úteis para a organização e implantação das melhorias. “Os resultados são visíveis e o retorno é muito positivo. Estamos mais experientes e preparados para enfrentar os desafios.”
Legenda: Presidente Piana fala para empresários durante cerimônia de lançamento da nova versão do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade
Texto: Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.