Comércio do Paraná melhora em relação ao ano passado

Queda em comparação com agosto foi de 0,85%, porém este setembro foi melhor do que o ano passado

11/11/2014

As vendas do varejo do Paraná tiveram queda de 0,85% em setembro na comparação com agosto. Mas o mês foi melhor do que setembro de 2013, com aumento de 2,06%. No acumulado do ano, cresceram 1,81% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Conjuntural realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O setor automotivo começou a apresentar sinais de recuperação em setembro. As concessionárias de veículos apresentaram alta de 7,06% nas vendas em relação a agosto. Outros setores que se destacaram na variação mensal foram móveis, decoração e utilidades domésticas (6,01%) e lojas de departamentos (5,34%). Porém, os demais ramos abrangidos pela pesquisa da Fecomércio PR tiveram desempenho negativo.

Na comparação com setembro de 2013, os números são melhores. As lojas de departamentos tiveram alta de 13,86%, seguidas por móveis, decoração e utilidades domésticas (11,49%) e combustíveis (9,41%). Nesta base comparativa, registraram queda no faturamento apenas as concessionárias de veículos (-13,85%), vestuário e tecidos (-5,61%) e calçados (-0,96%). O panorama setorial é praticamente o mesmo no acumulado do ano: ficaram no negativo somente as concessionárias de veículos (-13,36%), vestuário e tecidos (-8,62%) e autopeças (-1,73%). Os demais ramos do comércio apresentam crescimento no movimento.

Dentre os fatores de contenção que afetaram o desempenho do varejo e da atividade econômica, podem ser mencionadas as restrições e maiores exigências para concessão de financiamentos, inflação maior do que no mesmo período de 2013, alta gradual das taxas de juros, balança comercial do Brasil e Paraná em queda e criação de empregos aquém do esperado. Vários desses fatores limitaram a renda e o poder de compra do consumidor e, por conseguinte, as vendas do varejo.

Dados regionais

Com exceção da região Oeste e Ponta Grossa, que obtiveram altas de 3,19% e 0,77% em setembro ante agosto, as demais regiões do Estado apresentaram queda nas vendas. Em relação a setembro de 2013, apenas Curitiba e Região Metropolitana e o Sudoeste tiveram indicadores positivos, com elevações de 4,16% e 5,58%, respectivamente. No acumulado do ano, o cenário muda novamente, com aumento no faturamento apenas na capital (3,41%) e região Oeste (6,13%). Londrina e Maringá são as únicas regiões com indicadores negativos nas três bases comparativas da pesquisa.

Sobre a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR

A Pesquisa Conjuntural do Comércio é desenvolvida pelo setor de pesquisas da Fecomércio PR e faz um levantamento mensal das vendas, formação de estoque, folha de pagamento e nível de emprego. São analisados 12 ramos comerciais: autopeças e acessórios; calçados; combustíveis e lubrificantes; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; livrarias e papelarias; lojas de departamentos; móveis decorações e utilidades domésticas; materiais de construção; óticas e cine-foto-som; supermercados e vestuário e tecidos.

A amostra é composta por aproximadamente 1.600 empresas de várias regiões do Estado: Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Região Oeste (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu), Região Sudoeste (Pato Branco e Francisco Beltrão) e Paranaguá e região, esta última em fase de implantação.

Graf Conjuntural set

Karla Santin – karla@pr.senac.br