Entraves ao Comércio Exterior é tema de pesquisa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e do Grupo Técnico de Comércio Exterior, apresentou na manhã desta segunda-feira (10), a um grupo de empresários, os resultados da pesquisa que revelaram os principais entraves no comércio exterior. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac […]

11/11/2014

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, recepcionou os empresários e destacou que a Fecomércio PR tem preocupação constante com o comércio exterior. “Queremos ser parceiros deste processo, saber o que pode ser feito para melhorar o comércio exterior. Entendemos a necessidade de qualificarmos, ainda mais, a mão de obra daqueles que trabalham neste setor. Com este encontro e esta pesquisa, queremos aproveitar o conhecimento dos empresários e que este conhecimento possa ser dividido com os demais”, pontuou Piana.

A pesquisa revelou que os principais mercados que comerciam com o Brasil são a América Latina e a Ásia, ambos com 28%, seguido da América do Norte, América Central e Caribe, com 13%. Valores acima de R$ 10 milhões em exportações são movimentados por 26% dos empresários, os mesmos indicadores verificados na importação.

A burocracia, morosidade, custos de armazenagem, impostos e acesso ao crédito são os principais entraves do comércio exterior quando o assunto são os aspectos alfandegários.

Na área aduaneira, o tempo e os custos são as principais dificuldades encontradas e, nos aspectos tributários, a dor de cabeça do importador e exportador é a complexidade e a dificuldade de compreensão do sistema tributário, o custo dos tributos e a demora dos diversos órgãos no processamento tributário, além da instabilidade e as constantes mudanças no câmbio, o custo das operações de câmbio e o desconhecimento de formas de proteção também preocupam o empresário.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, com os dados da pesquisa em mãos e conhecendo os anseios do empresário, será possível discutir e nominar os tópicos, buscando junto às entidades governamentais do Paraná minimizar estes problemas.

11/11/2014 às 12:00