Como inovar no setor de serviços é tema de palestra

A Fecomércio PR, em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento, promoveu ontem (20) a palestra sobre inovação no setor de serviços. O evento, que ocorreu no auditório do Sesc da Esquina, discutiu a valorização do setor de serviços e as novas estratégias de competitividade. A palestra foi conduzida por Marcia Darós, mestre em Política […]

21/08/2014

A palestra foi conduzida por Marcia Darós, mestre em Política Científica e Tecnológica e em Qualidade pela Unicamp e doutoranda em Estudos Econômicos e Políticos sobre Evolução Técnica, na Universidade das Nações Unidas, em Maastricht, na Holanda. Segundo a pesquisadora, muitos empresários do setor têm dificuldade para entender e aplicar a inovação em seus empreendimentos por acreditar que a inovação está relacionada a máquinas e softwares. “Essa é uma visão da indústria. Em serviços, a inovação é um processo, não é algo pontual, não é um produto”.

De acordo com o diretor de Planejamento da Fecomércio PR, Dieter Lengning, o tema inovação está sendo amplamente discutido entre as entidades que representam o setor produtivo no estado, o chamado G7. “Com a Lei de Inovação no Paraná, abre-se a portas para um novo tipo de empreendedorismo , especialmente para as micro e pequenas empresas.”

Para a presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino, a inovação é essencial para fazer alavancar o crescimento e a competitividade das empresas. “Escolhemos esse tema pois 80% do PIB de Curitiba vem do setor de serviços. Se os empresários aplicarem os conceitos relacionados à inovação, isso impactará diretamente no crescimento da nossa economia.”

Além de representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Agência Curitiba de Desenvolvimento, estiveram presentes na palestra membros do Sebrae PR, empresários do setor de serviços e estudantes.

21/08/2014 às 18:29