Diretoria da Fecomércio PR toma posse e Piana é reconduzido à presidência

A cerimônia formal de posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná foi realizada ontem (23), na sede da entidade, em Curitiba. O presidente Darci Piana foi reconduzido ao cargo, após ser eleito em 16 de maio. A chapa única, que cumpre mandato para o quadriênio 2014/2018, foi […]

26/06/2014

A cerimônia formal de posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná foi realizada ontem (23), na sede da entidade, em Curitiba. O presidente Darci Piana foi reconduzido ao cargo, após ser eleito em 16 de maio. A chapa única, que cumpre mandato para o quadriênio 2014/2018, foi eleita por unanimidade, pelos 51 sindicatos votantes.
O superintendente substituto Regional do Trabalho do Paraná, Luiz Fernando Favaro Busnardo, que representou o titular Neivo Beraldin, declarou empossada a nova diretoria. A leitura do termo foi feita pelo diretor secretário, Umberto Marineu Basso Filho, que destacou para a próxima gestão a colaboração para o crescimento e desenvolvimento da instituição, dos sindicatos filiados e das empresas integrantes das categorias representadas. Piana agradeceu a todos que contribu íram com o Sistema Fecomércio e àqueles que ingressam agora. “Que possamos continuar com os mesmos princípios: o da ética, da responsabilidade. Que sempre pensemos no futuro da nossa entidade, e no bem dos empresários que fazem parte do nosso segmento”, almejou.
As gestões do presidente Piana, desde 2004, são marcadas pela ampliação do Sistema Fecomércio no estado. Exemplos são as inaugurações de sete unidades do Sesc e 12 do Senac, sendo que uma delas, a de Ivaiporã, é integrada entre as duas casas. “Somos um estado forte. A presença do Sesc e do Senac nas grandes cidades do estado como Londrina, Maringá e Cascavel era muito pequena. O Paraná cresceu homogeneamente, e o Sesc e Senac não poderiam ficar sem acompanhar este desenvolvimento”, comenta Piana.
O planejamento desde seu primeiro mandato previa a inclusão de unidades de Sesc e Senac no maior número de cidades possíveis pelo estado. De acordo com o presidente, esta missão está sendo cumprida ao longo dos anos, e a previsão é que até o fim de 2015 sejam totalizadas 50 unidades de cada entidade. Integração também é uma grande característica dessa diretoria, que unificou diver sos setores das três entidades integrantes do Sistema Fecomércio. Em todas as regiões em que há um sindicato patronal, existe uma unidade do Sesc ou Senac. “Isso mostra que nossa unidade não se atém somente ao Sistema Fecomércio, mas se estende aos sindicatos patronais e de empregados. Essa expansão à interiorização e o bom relacionamento fazem parte da grandeza da entidade.
Nossa grande preocupação, por fim, sempre foi com a união dos trabalhadores de nosso segmento”, explicou Piana. O 2º vice-presidente da Fecomércio, Paulo Nauiack, alegou que é difícil destacar apenas uma obra de Piana. “É um esforço acompanharmos o ritmo dele, sempre intenso e que nos estimula também. É uma dinâmica muito interessante porque seguimos de perto as ações desenvolvidas pelo sistema no Paraná. Vemos o crescimento destas casas, ampliação de pontos de atendimento, de novas unidades, isso nos encanta”, comenta.
A expectativa para esta gestão é continuar os trabalhos em andamento em ritmo intenso, segundo Nauiack. “Quando vemos a formação dessa diretoria ficamos com sentimento de trabalho realizado e muito ainda a realizar”. Para o 7º vice-presidente, Ulisses Piva, a qualificação profissional também é uma marca conquistada nos últimos anos. Ele, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pato Branco, reconhece as ações feitas pelo interior do estado. “Desejo que a entidade siga com esta força para continuar trazendo mudanças para o estado”, disse.
“Piana conseguiu conciliar o trabalho de todas as áreas que compreendem o Sistema Fecomércio. Ele tem um estilo de gestão arrojado e vamos trabalhar neste mesmo ritmo para conseguir entregar as outras novas unidades em construção. Parabéns ao Piana, à nova diretoria, ao diretor do Sesc Paraná, Dimas Fonseca, e ao diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monaestier, por estarem à frente deste grande trabalho”, finalizou o diretor para Assuntos de Relações do Trabalho, Francisco Leite.
DIRETORIA DA FECOMÉRCIO PR
1º Tesoureiro: Sigismundo Mazurek
2º Tesoureiro: Nelson José Bizoto
3º Tesoureiro: Nelcir Antônio Ferro