Endividamento se mantém estável em maio, mas atraso das dívidas apresenta alta

O número de endividados no Paraná permaneceu estável entre os meses de abril e maio, conforme aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Neste mês, 84,5% das famílias […]

30/05/2014

O número de endividados no Paraná permaneceu estável entre os meses de abril e maio, conforme aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Neste mês, 84,5% das famílias estão endividadas no estado e em abril esse percentual era de 85,6%. O índice é semelhante ao registrado em maio de 2013, quando o percentual consumidores com dívidas era de 86,4%.

Os dados nacionais mostram que o percentual de famílias endividadas aumentou para 62,7% em maio, contra 62,3% no mês de abril. Apesar da alta, a parcela ainda é inferior à registrada em maio do ano passado (64,3%).

Com relação às contas em atraso no Paraná, o percentual é de 26,8% em maio, ou seja, 1,6 pontos percentuais a mais do que no mês passado e 5,2 pontos percentuais a mais do que em maio de 2013.

A parcela de consumidores que não terão condições de quitar suas dívidas aumentou de forma suave, passando de 9,2% em abril para 10,2%. Em maio de 2013, 9,8% dos endividados revelaram não ter capacidade financeira para quitar suas dívidas.

De maneira geral, 20,8% das famílias se consideram muito endividadas. Entre as classes sociais A e B, 25% estão muito endividados e nas classes C, D e E esse percentual é menor, 19,9%.

O cartão de crédito ainda é o principal motivo do endividamento dos paranaenses, com 66,9% de maneira geral. Sua utilização para o parcelamento é mais elevado nas classes A e B, com 70,6%. Já nas classes mais baixas, essa forma de crédito concentra 66,1% das dívidas. Entre os demais tipos de dívidas apontados pelos entrevistados estão o financiamento de veículos, com 13,6%, e em seguida, o financiamento imobiliário, com 8%.

O tempo de atraso das dívidas já passa dos 90 dias para 43,2% das famílias. Nas classes A e B, 33,3% disseram estar na mesma situação e, nas classes C, D e E, os endividados com atraso de mais de três meses chegam a 45,3%. Em maio do ano passado esses percentuais eram 21,3% no contexto geral, 10,0% nas classes A e B e de 23,8% nas classes C, D e E.

Em maio, o tempo médio de comprometimento com as dívidas é de 7,5 meses e o comprometimento médio da renda das famílias endividadas é de 31,2%.

30/05/2014 às 18:57