Sondagem da Fecomércio PR revela que a profissão de vendedor é a mais demandada pelas empresas paranaenses

Vendedores foram mencionados por 33,6% dos entrevistados

22/05/2014

Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que a profissão de vendedor é a mais demandada pelas empresas do varejo paranaense. Foram ouvidos empresários de diversos ramos em todo o Estado, que responderam a questões abertas, em que tinham a liberdade para citar a categoria profissional que mais precisavam, sem qualquer tipo de influência.

Os vendedores foram mencionados por 33,6% dos entrevistados na soma estadual, com algumas variações regionais. As regiões Oeste e Centro-Oeste são as que mais carecem de mão de obra na área de vendas, com 41% das respostas. Na sequência estão o Sul (36%), Norte e Noroeste (34%), Sudoeste (30%), Litoral (28%), Curitiba e Ponta Grossa (25%), sendo que nesta última região, também existe demanda para profissionais que façam o atendimento ao público (14%).

O setor de vestuário é o que apresenta a maior dificuldade de encontrar vendedores com a qualificação desejada, com 10,89% das respostas. Em seguida, estão as lojas de calçados (4,63%), materiais de construção (3,81%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (3,54%). Outros setores somam ainda 11,71% da demanda na área de vendas.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a sondagem da Fecomércio reforça o relevante papel desempenhado pelo profissional de vendas, especialmente diante de consumidores cada vez mais exigentes, informados e conscientes. “A evolução no perfil dos consumidores exige mudanças no modo de pensar e agir de vendedores e dos empreendedores, que são vendedores por natureza, e precisam estar aptos para atender a estas novas exigências do mercado. E para atender a esta necessidade de mão de obra especializada para o comércio, o

Senac oferece opções, desde a capacitação inicial, aperfeiçoamento e cursos técnicos de nível médio, parte deles gratuitos, ofertados pelo Programa Senac de Gratuidade, PSG”, afirma Piana.

A sondagem ouviu 360 empresários em diversas cidades do Estado, que foram agrupadas em regiões.

Texto: Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br

22/05/2014 às 15:19