Senac vai inaugurar nova escola em Marechal Cândido Rondon

Cerimônia está marcada para o dia 26 de maio

16/05/2014

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugura no dia 26 de maio em Marechal Cândido Rondon a nova escola do Senac. A unidade, que teve o investimento de R$ 5,8 milhões, tem capacidade para atender a 670 alunos em três turnos.

A edificação de 1,5 mil m2 conta com auditório para 100 pessoas, área administrativa, biblioteca, laboratório de informática, cinco salas de aula convencionais e cozinha didática, além de ambiente pedagógico de beleza. A nova escola profissionalizante está localizada na Rua Santa Catarina, em área central da cidade. O terreno de 7 mil m2 foi doado pela Prefeitura.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, a abertura da unidade no munícipio é a contrapartida do Sistema Fecomércio à contribuição das empresas da região. “A missão do Senac é qualificar pessoas e com isso promover o desenvolvimento local.  A escola está equipada com materiais de ponta e com o que há de mais moderno para a qualificação profissional. A cidade e a região vão ganhar muito, principalmente aqueles que precisam de uma formação”, enfatiza Piana.

O Senac de Marechal Cândido Rondon atenderá mais dez municípios: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras e Terra Roxa.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer, a instalação do Senac no município é uma demanda do sindicato e dos empresários da região, que foi prontamente atendida pelo Sistema Fecomércio. “Nossa cidade possui uma lacuna de mão de obra qualificada e esta escola do Senac será muito importante para os empresários e para os trabalhadores do comércio e serviços, pois irá preparar pessoas para inúmeras profissões”, afirma.

Cursos

A escola vai oferecer ensino profissionalizante nas modalidades de capacitação, aperfeiçoamento e cursos técnicos de nível médio. Também serão coordenadas ações de apoio direto aos empresários com os programas Senac na Empresa, Programa Alimentos Seguros (PAS) e Aprendizagem Comercial.

A programação de lançamento inclui diversos cursos gratuitos para pessoas de renda baixa. Estão abertas 232 vagas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) nas capacitações de Manicure e Pedicure, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Técnicas para Garçom, Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idoso e Pizzaiolo. “É o Senac dando continuidade ao seu projeto de expansão, com a construção de mais uma escola profissionalizante voltada ao comércio de bens, serviços e turismo, que é o grande potencial  da região. O Senac destinará  67% da contribuição compulsória em cursos sem ônus, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), trazendo bons resultados para Marechal Cândido Rondon e região”, destaca o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Para participar, os interessados precisam ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos pré-requisitos de cada curso. Também estão programados demais cursos nas áreas beleza, gestão, informática e, principalmente, gastronomia.

Fernanda Ziegmann / Karla Santin
(41) 8532-6576 / (41) 3883-4530 | (41) 3304-2072