NOTÍCIAS

Expocoop foi aberta ontem (15) e segue até Sábado (17), na Expo Unimed

A nona edição da Feira Internacional de Negócios para o Setor Cooperativo (Expocoop 2014) foi aberta ontem (15) em cerimônia na Expo Unimed, espaço onde a Feira ocorre até Sábado (17). Com a presença de cooperativas de 15 países dos cinco continentes, a maior feira do mundo para este segmento tem como objetivo fornecer às […]

16/05/2014

A nona edição da Feira Internacional de Negócios para o Setor Cooperativo (Expocoop 2014) foi aberta ontem (15) em cerimônia na Expo Unimed, espaço onde a Feira ocorre até Sábado (17). Com a presença de cooperativas de 15 países dos cinco continentes, a maior feira do mundo para este segmento tem como objetivo fornecer às cooperativas a oportunidade de negociar seus produtos com o mercado nacional e internacional, criando parcerias e abrindo contatos com o consumidor, além de promover o cooperativismo em todo o mundo.

O cooperativismo tem ocupado cada vez mais espaço na economia brasileira, com onze milhões e meio de cooperados e 44 milhões de brasileiros ligados ao movimento. Segundo dados apresentados na abertura do evento, só em 2013 as cooperativas do país exportaram seis bilhões de dólares. Segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, as cooperativas têm feito a diferença nas nossas comunidades e economias. “Precisamos mostrar isso para a sociedade que ainda nos desconhece e mostrar aos representantes políticos que o cooperativismo pode ser um grande aliado para o desenvolvimento e para um mundo mais justo”, defendeu.

No Paraná, o cooperativismo está vivendo um momento importante, de acordo com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, um dos anfitriões do evento. “Nós crescemos, nos últimos dez anos, mais de dez por cento ao ano, sendo que em 2013 nós crescemos 19 por cento. São um milhão e setecentos mil postos de trabalho gerados, dinamizando principalmente a economia do interior, promovendo o
desenvolvimento e distribuindo renda”, afirmou.

Em sua primeira visita ao Paraná, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Dame Pauline Green, considerou alto o nível de desenvolvimento e sofisticação das cooperativas do estado. Pauline falou sobre os projetos da ACI que têm por objetivo influenciar
os líderes globais para que a economia progrida na direção correta. “Há três anos a Aliança Internacional está fazendo uma campanha para ter um representante do movimento cooperativista que possa servir como um consultor para o G-20 e este ano nós conseguimos. Agora nós temos alguém responsável por passar a mensagem do cooperativismo para as pessoas que influenciam as políticas que afetam a economia de todo o mundo”, informou.

Sistema S
O Sistema S está presente na Expocoop em estande conjunto que ocupa 72m2. Técnicos das nove entidades (Sesc, Senac, Sesi, Senai, Senar, Sescoop, Sest, Senat e Sebrae), que formam o Sistema no estado, estão disponíveis para tirar dúvidas, divulgar portfólio de soluções e costurar parcerias.

Para o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, nos últimos dez anos, o Sistema S tem revelado grande eficiência no Paraná. “Nada melhor que nós mostrarmos para esta importante comunidade, que são as empresas cooperativadas, que elas dispõem, no Sistema
S, de parceiros de desenvolvimento tanto na parte social, quanto na parte de capacitação profissional”. Dimas Fonseca também destaca as instituições: “o Sistema S é essencial para a ampliação do conhecimento no Brasil”.

Publicado por admin

16/05/2014 às 17:24

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.