Empresários e líderes sindicais reunidos em Minas Gerais

Oitenta e nove pessoas integram a comitiva paranaense que participa do 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Conasipa), comandada pelo presidente do Sindilojas Curitiba e presidente em exercício do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt. O evento ocorre de 9 a 11 de abril, na capital […]

10/04/2014

Oitenta e nove pessoas integram a comitiva paranaense que participa do 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Conasipa), comandada pelo presidente do Sindilojas Curitiba e presidente em exercício do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt. O evento ocorre de 9 a 11 de abril, na capital mineira e reúne mais de mil líderes políticos e empresariais, que discutem assuntos ligados ao comércio, ao sistema confederativo e à economia do país.

“Inconfidência do Comércio” é o tema desta edição do evento e sugere um debate sobre a elevada carga tributária praticada no Brasil. “O crescimento do Brasil foi assegurado nos últimos anos pelo setor do comércio de bens, serviços e turismo, que representa 87,7%  das empresas no país. É preciso recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento e reavaliar a carga tributária que está corroendo o poder de compra do cidadão e o empresário”, salientou o presidente do Sindilojas Belo Horizonte, Nadim Donato Filho, durante cerimônia de abertura.

Para o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o setor representado no Conasipa é puljante e responsável por empreender, empregar e pagar impostos. Já o senador Ademir Santana, que representou o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, destacou que a carga tributária praticada no Brasil é injusta e barra o desenvolvimento da economia brasileira. “Estamos vivendo uma nova inconfidência do ponto de vista tributário, é preciso repensar este modelo”, salientou.

A noite de abertura também contou com a apresentação do cantor, compositor e violonista Toquinho que entoou clássicos da música popular brasileira.

Prêmios

Executivos, assessores jurídicos e de comunicação estiveram reunidos durante todo o dia para a apresentação de cases nas respectivas áreas e concorrem aos prêmios “Lair Montenegro”, “Paulo Braga” e “Comunicação Sindical”. Os vencedores serão conhecidos na noite de encerramento.

Programação

Durante todo o dia, os participantes assistem a palestras sobre diferentes temas ligados à área sindical. A partir das 18h, os participantes do evento fazem um ato simbólico contra a cobrança de impostos, com uma caminhada pela Avenida Brasil até a Praça da Liberdade.

A cobertura completa do evento poderá ser lida na edição nº 99 da Revista Fecomércio PR. As fotos do evento já estão disponíveis aqui.

10/04/2014 às 17:58