Equipe de chefs do Senac PR já está na capital federal

A gastronomia paranaense estará em foco na capital federal nesta semana. De 8 a 11 de abril, o Senac Paraná leva receitas típicas do estado para os restaurantes-escola do Senac na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. As iguarias que serão servidas em Brasília representam as influências que a gastronomia paranaense sofre até hoje […]

07/04/2014

A gastronomia paranaense estará em foco na capital federal nesta semana. De 8 a 11 de abril, o Senac Paraná leva receitas típicas do estado para os restaurantes-escola do Senac na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. As iguarias que serão servidas em Brasília representam as influências que a gastronomia paranaense sofre até hoje de povos europeus, com a herança dos tropeiros e dos indígenas.
Na terça (8) e quarta-feira (9), o bufê do 10º andar do Anexo IV da Câmara contará com pratos característicos da gastronomia paranaense. Já na quinta (10) e sexta-feira (11), os frequentadores do restaurante do Senado terão a oportunidade de degustar uma sequência de especialidades do Paraná com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Nestes dias, serão servi dos pratos típicos como o barreado, o feijão castropeiro, o pierogue, a costela assada na crosta de sal grosso, o filé de tilápia na crosta de banana, o frango com polenta cremosa e agrião, além de sobremesas à base de café paranaense e outras especialidades como o doce de abóbora (tijolinho) e o tiramissu caiçara, feito com doce de banana.
No dia 10, o chefe e instrutor do Senac PR, Lúcio Marcelo Chrestenzen, ministrará uma aula-show para convidados, que acontece das 19h às 22h, no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia. Completam a equipe de paranaenses em Brasília os chefs Christian de Souza, Flavia Gazola, Mauricio Pereira e o mâitre Gilberto Dias.
Iniciativa do Departamento Nacional do Senac, a Semana da Gastronomia Regional promove a atuação da instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas nas quais os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula. Todo mês, um Departamento Regional é convidado para divulgar a gastronomia de seu estado na capital federal. Já participaram do evento os Departamentos Regionais de Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

07/04/2014 às 16:55