Fecomércio PR participa da assinatura do anteprojeto do novo piso de salário mínimo regional

O Paraná foi palco de um acordo inédito por meio de diálogo entre empregadores, trabalhadores e poder público, o qual possibilitou um reajuste de 7,34% no piso salarial regional. A proposta foi encaminhada pelo Conselho Estadual do Trabalho na tarde de ontem (26), ao governador Beto Richa, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu. Na ocasião, […]

27/03/2014

governador Beto Richa, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu.
Na ocasião, Richa assinou o anteprojeto do novo piso, que será encaminhado à Assembleia Legislativa como proposta de reajuste e entrará em vigor no dia 1º de maio. O novo piso será aplicado em quatro faixas salariais que variam de R$ 948,20 a R$ 1.095,60.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, representou o G7 na solenidade e definiu o reajuste como um resultado positivo graças ao bom senso mantido entre as partes envolvidas. “O consenso mantido em tripartite mostrou que com diálogo e bom senso a gente consegue um resultado que é bom para todo mundo. É bom para os empresários, porque o índice foi razoável, é bom para trabalhadores que receberam um adicional acima do piso salarial nacional, e também por parte do governo que soube tratar o assunto com destreza. O Paraná saiu ganhando com certeza”, acrescentou.
O deputado estadual e ex-secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, considerou o feito fundamental para o mundo do trabalho. “Hoje é um dia de grade satisfação para todos nós. Além do reajuste de 7,34% proposto para 2014, fixamos uma política para o ano que vem, quando também teremos um reajuste que será dado ao salário mínimo nacional, na soma do PIB de 2013 com o INPC de 2014, também no mês de maio”, revelou.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Butka, ressaltou o feito obtido por meio, segundo ele, de um canal de diálogo com uma relação madura entre capital e trabalho.

Assinatura
Ao assinar o anteprojeto, o governador Beto Richa ressaltou a importância do diálogo em negociações que trazem bons resultados para o estado. “Essa comissão tripartite possibilitou que nos tivéssemos esse consenso. Porque é importante termos o diálogo, o entendimento
entre o capital e o trabalho. Quem ganha com isso é o estado do Paraná. É a possibilidade de aumentar ainda mais os postos de mercado”, disse.
Também participaram da solenidade o secretário do Estado, Emprego, Trabalho e Economia Solidária, Amin José Hannoushe; o secretário de Estado da Casa Civil, Reinhold Stephanes; o secretário estadual do Planejamento, Cássio Taniguchi; o secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista das Flores e Plantas de Curitiba e Região Metropolitana (Sindiplan) e membro do Conselho Estadual do Trabalho, Francisco Macedo Machado; membros do Conselho Estadual do Trabalho, além de representantes dos empregadores, trabalhadores e poder público.

27/03/2014 às 17:02