Varejo Mais inicia atividades de 2014

Empresários de Curitiba e região participaram na terça-feira (18), do lançamento da edição 2014 do Programa Varejo Mais – Mais vendas, Mais competitividade, na sede do Sebrae/PR da capital. Desde 2005 a iniciativa é ofertada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pelo Sebrae/PR a empresários de micro e pequenas empresas do varejo do estado […]

19/03/2014

Empresários de Curitiba e região participaram na terça-feira (18), do lançamento da edição 2014 do Programa Varejo Mais – Mais vendas, Mais competitividade, na sede do Sebrae/PR da capital. Desde 2005 a iniciativa é ofertada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pelo Sebrae/PR a empresários de micro e pequenas empresas do varejo do estado afim de melhorar sua gestão e aumentar a competitividade no mercado.

Em Curitiba e região, 25 empresas devem participar do programa que tem duração de nove meses. De acordo com a gestora do Varejo Mais na capital e consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, nesse período as empresas passam por diagnósticos, consultoria e capacitações voltadas tanto para gestores quanto para colaboradores. “Nesses nove anos de programa atendemos quase nove mil empresas no Paraná. São quase dez anos de sucesso e que realmente traz resultados para essas empresas”, disse.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou a parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR que dura quase dez anos e que, a partir dela, foi responsável por outros projetos voltados ao empresário do comércio varejista, entre eles as Missões Empresariais do Comércio, o Programa Varejo Top Loja e o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais. “O Varejo Mais já capacitou mais de 18 mil pessoas desde 2005. O termo ‘mais’ é uma somatória de duas entidades envolvidas que vêm trazendo resultados para as micro e pequenas empresas”, ressaltou.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Luiz Carlos Borges da Silva, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, durante o evento. Ele ressaltou a importância da capacitação profissional para o micro e pequeno empresário. “Todos nós sabemos que um dos principais desafios para o empresário é a falta de qualificação tanto na área de gestão, como da mão de obra. Hoje temos aqui presentes empresários que com certeza estão à frente dos outros por buscar essa capacitação e consultorias que fazem parte do Varejo Mais”, acrescentou.

O assessor técnico da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, comentou que no estado estão previstos 33 grupos com turmas de 25 empresas cada.

Palestra

O coordenador estadual do setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, ministrou a palestra “Cenários e tendências do comércio varejista”. Nela, o consultor trouxe as principais tendências do setor apresentadas na NRF (National Retail Federation) – maior evento do varejo, indústria e empresas prestadoras de serviços, realizado anualmente em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “O objetivo dessa palestra é provocar esses empresários para que eles pensem e repensem o seu negócio e sensibilizá-los para a participação deles no Varejo Mais, a qual será o início desse processo de transformação para a melhoria dessa empresa”, enfatizou.

Também participaram do evento de lançamento o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos; a gerente executiva do Senac Curitiba, Daniela Rosa de Lelis Oliveira; gestores, consultores e representantes das entidades realizadoras, além de empresários do comércio varejista.

19/03/2014 às 18:41