Fórum de Políticas Públicas é realizado em Curitiba

Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizado o “Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo”, evento paralelo ao 20º Salão Paranaense de Turismo, com a presença do secretário do Estado do Turismo do Pará, Adenauer Goés.  O secretário veio à capital paranaense para falar sobre sua experiência e visão estratégica do setor, e apresentar cases […]

14/03/2014

Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizado o “Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo”, evento paralelo ao 20º Salão Paranaense de Turismo, com a presença do secretário do Estado do Turismo do Pará, Adenauer Goés.  O secretário veio à capital paranaense para falar sobre sua experiência e visão estratégica do setor, e apresentar cases de sucessos do seu estado. Góes enfatizou, durante o evento, que o planejamento é fundamental para qualquer ação bem-sucedida, e que é necessária uma integração entre os setores público e privado.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, com a criação da Câmara Empresarial do Turismo na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, que engloba 26 entidades representativas do estado, foi possível aglutinar interesses. “A câmara defende os interesses comuns dessas entidades. O planejamento é essencial para atingirmos os objetivos e é fundamental a união dos diversos segmentos do estado”, pontua Piana.

O  presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, durante sua participação no debate, mencionou que o turismo no Paraná não é levado tão a sério pelo governo. “Temos que ter a visão do trabalho em conjunto, unindo todos os setores. E as ações propostas por um governo, precisam ser continuadas no próximo mandato e não esquecidas, como vem acontecendo no nosso estado”, revela. Bacovis ainda ressaltou a Gestão Integrada realizada em Foz do Iguaçu (PR), na qual os setores público e privado se uniram para alavancar a divulgação do destino, entre outras ações conjuntas.

Já a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, comentou que o trade precisa se aliar para obter melhores resultados, e que a participação do privado é muito importante para o engajamento do setor.

Após a realização deste Fórum, os participaram elaborarão um documento apresentando a visão geral do setor, bem como números que justificam o investimento no turismo. Será incluído neste deste documento também, propostas e tendências para a melhoria do turismo no estado.

O evento é promovido pelas entidades: Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), Fecomércio PR, Secretaria de Estado do Esporte e Turismo – Paraná Turismo, Sebrae/PR e Sindicato de Hospedagem e Alimentação – SEHA. A intenção é sensibilizar lideranças públicas, políticos e empresários a respeito das potencialidades do Estado para o turismo, em um formato inovador.

Depois do fórum, os debatedores visitaram a feira e os stands dos expositores.

Fonte: Abav

14/03/2014 às 14:00