Capacitação para pequenas empresas do varejo abre novas inscrições no dia 18

Os empresários de micro e pequenas empresas interessados em melhorar a gestão dos seus negócios estão convidados para o lançamento da edição 2014 do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade. A solução é ofertada desde 2005, numa parceria entre o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e tem como objetivo aumentar […]

17/03/2014

Os empresários de micro e pequenas empresas interessados em melhorar a gestão dos seus negócios estão convidados para o lançamento da edição 2014 do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade. A solução é ofertada desde 2005, numa parceria entre o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e tem como objetivo aumentar a competitividade e preparar as empresas para os desafios do mercado.
As vagas são limitadas e os interessados poderão fazer sua pré-inscrição no dia do evento, que vai acontecer no escritório regional do Sebrae/PR em Curitiba, a partir das 19h30. A gestora e consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, orienta os empresários a fazer a inscrição o quanto antes. “São apenas 25 vagas e como não fazemos lista de espera, a única maneira de garantir a participação no Varejo Mais é se inscrever com antecedência.”
No lançamento, serão apresentados detalhes sobre a execução do Programa, que conta com capacitações em planejamento estratégico, visual de loja, gestão financeira e profissionalização nas vendas, temas indispensáveis para o dia a dia dos empresários do comércio. Assim como a palestra “Tendências do Comércio Varejista”, que vai trazer as últimas novidades e tendências sobre o setor.
O assessor da Presidência do Sistema Fecomércio, Paikan Salomon, destaca que a iniciativa tem cumprido a premissa de garantir a sustentabilidade das micro e pequenas empresas. “O índice de mortalidade dos pequenos negócios cai para praticamente zero e esta é a proposta inicial do Programa.
O Varejo Mais já atendeu cerca de 9 mil empresas em todo o Paraná e vem contribuindo positivamente para que os negócios não apenas sobrevivam, mas se desenvolvam.”
O Programa tem duração de um ano e começa em abril, com o diagnóstico das empresas, seguido da realização de “cliente oculto”, que é quando um consultor se passa por cliente, sem os funcionários saberem, para avaliar como está o atendimento na loja, e avaliação da gestão empresarial, base para a formulação do planejamento estratégico da empresa. Também é oferecido o treinamento de visual de loja, com consultoria in loco, e capacitação para os vendedores.
Ao final do curso, os empresários são convidados a preencher um questionário para avaliar a qualidade do Programa e informar quais resultados a empresa obteve após a participação. Pesarini destaca a geração de empregos como um dos maiores ganhos do Varejo Mais. “Grande parte das empresas que fazem a capacitação apresentam um crescimento nos lucros e, por consequência, acabam contratando mais funcionários, o que é muito positivo para a economia”, conta a consultora do Sebrae/PR.
Para Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, o Varejo Mais promove uma ´revolução silenciosa´, ao levar mais conhecimento para os empresários. Ele ainda destaca a oportunidade dos empresários participarem de missões técnicas, realizadas como complemento à proposta do Varejo Mais, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as estratégias de vendas e posicionamento de mercado de empresas do setor, localizadas em centros-referência como Curitiba, São Paulo e Nova York.
Paikan Salomon, da Fecomércio, reforça o convite aos empresários para que aproveitem a oportunidade de participar do Varejo Mais. “É um trabalho feito por entidades representativas, com modernas ferramentas de gestão. Quem puder se inscrever vai participar do melhor projeto de desenvolvimento empresarial para o segmento de micro e pequenas empresas do Brasil.” Mais informações sobre como participar do Varejo Mais podem ser obtidas pelo 0800570 0800, do Sebrae/PR.

17/03/2014 às 17:56