Sesc Triathlon Circuito Nacional Etapa Caiobá se consagra como referência no Brasil na 26ª Edição

Diogo Sclebin e Flavia Fernandes foram os grandes vencedores da 26ª Edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional Etapa Caiobá, realizada domingo (16), com largadas desde às 7h, na Praia Mansa. Foram 1.200 participantes nas categorias Elite, Amador, Comerciário, Mountain Bike, e Amador Olímpico. Esta é a décima vez que a prova integra o Circuito Nacional […]

17/03/2014

Diogo Sclebin e Flavia Fernandes foram os grandes vencedores da 26ª Edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional Etapa Caiobá, realizada domingo (16), com largadas desde às 7h, na Praia Mansa. Foram 1.200 participantes nas categorias Elite, Amador, Comerciário, Mountain Bike, e Amador Olímpico. Esta é a décima vez que a prova integra o Circuito Nacional do Sesc. Sclebin finalizou a prova em 1h51min- 53seg. Quem ficou em segundo lugar na categoria Elite Masculino foi Iuri Vinuto Josino, com 1h53min46seg. O triatleta olímpico, Juraci Moreira Junior, ficou em terceiro e encerrou em 1h54min04seg. Flavia terminou em 2h10min56seg; Carolina de Lima Furriela, em segundo lugar, com 2h14min24seg; e em terceiro, Gisele Rodrigues Bertucci, em 2h15min56seg.

Cerca de 500 triatletas participantes fizeram parte da categoria Comerciário. Foram 40 triatletas profissionais e 100 na prova Amador Olímpico. Eles cumpriram as distâncias de 1,5km de natação, na Praia Mansa de Caiobá; 40km ciclismo com percurso na Rodovia do Contorno e Alexandra Matinhos; e 10km de corrida, pela Avenida Atlântica. As demais categorias fizeram a metade das distâncias: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Na categoria Comerciário o vencedor geral foi Paulo Eduardo Ferreira da Cruz, com 50min15seg, seguido de Cesar Henrique Dalquano, que finalizou em 1h02min41seg; e em terceiro, Giovani Sturion Fracasso, em 1h03min13seg. No Feminino a primeira foi Silvia Akemi Vilas Boas, que chegou em 1h15min54seg; segunda colocada foi Cristiane Sadzinski de Oliveira, em 1h16min18seg; e a terceira foi Ana Elisa Santos de Freitas, em 1h16min51seg.

Economia e Turismo
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, destaca que o Sesc Triathlon traz diversos benefícios ao litoral do Estado. “Estes triatletas vêm para Caiobá com seus amigos e familiares, o que resulta em um grande movimento nestes dias, fora da temporada. Todos os hotéis e restaurantes ficam lotados”, afirma.

Mas não é só o comércio que ganha com a realização da prova. O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Rui Hauer, destaca que a cidade fica projetada no cenário nacional. Além de se tornar conhecida pelos triatletas vindos de vários estados, a imagem associada ao esporte é muito positiva.

O vice-prefeito de Matinhos, Gentil Arzão, comenta que é um orgulho para o litoral receber o Sesc Triathlon e garante que a parceria com a Prefeitura só tende a se fortalecer para as próximas edições.

Estrutura
A prova contou com uma equipe de trabalho de quase 500 pessoas, equipe médica, motociclistas, árbitros, equipes de hidratação, sonorização e cronometragem, segurança, grande imprensa, polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

O Sesc Triathlon iniciou com a etapa Caiobá, no entanto, o modelo de organização serviu de inspiração para a criação de outras seis etapas. Neste ano, uma novidade, a cidade de Palmas, capital do Tocantins integrará o Circuito Nacional, composto por sete etapas em estados diferentes. “Assim como participo das outras etapas, pretendo conhecer esta do Tocantins”, afirmou Sclebin. “Minha ideia é ser, quem sabe, a vencedora do Circuito Nacional”, almeja Fernanda. Para o diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca, a ampliação do projeto se deve ao trabalho conjunto da equipe e do cumprimento contínuo da missão do Sesc, que é promover saúde, esporte e lazer.

Destaques presentes
Estiveram presentes no Sesc Triathlon o Conselheiro do Sesc, Zildo Costa; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná (Sindifarma), Edenir Zandoná Junior; o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários
do Estado do Paraná (Sesfepar), Gelcio Miguel Schibelbein; o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá, Said Khaled Omar; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná (Sinfarma), Nelcir Antonio Ferro; assessor da Fecomércio PR para assuntos do Litoral, Sérgio Juarez Tavares; vice-prefeito de Matinhos, Gentil Rodriguez Arzão; secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ruy Hauer Reichert; o presidente do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc), Francisco Leite; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista das Flores e Plantas de Curitiba e Região Metropolitana (Sindiplan), Francisco Macedo Machado; o Tenente Coronel do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, Sérgio Esmanhoto; e a coordenadora técnica do Sesc Triathlon Circuito Nacional, Regina Plepis.

Fotos do Triathlon
As fotos do Triathlon estarão disponíveis no Flickr da Fecomércio PR. Clique aqui.

17/03/2014 às 17:46