A importância dos 66 anos do Serviço Social do Comércio no Paraná

Neste dia 10 de janeiro, comemoramos os 66 anos de implantação do Sesc Paraná, período em que a instituição cresceu e se solidificou. Desde sua criação, o Sesc PR já realizou mais de 5,5 milhões de credenciais de comerciários e dependentes, gerando 672 milhões de atendimentos, através das suas 36 unidades de serviço, hotel e sede administrativa. Hoje, […]

10/01/2014

Hoje, a entidade desenvolve ações voltadas para a formação do ser humano, promovendo bem-estar social na vida da família comerciária e de funcionários das empresas que atuam na área do comércio de bens, serviços e turismo.

Uma das características básicas do trabalho desenvolvido é a ação educativa, presente nas atividades das áreas de saúde, educação, cultura, lazer, esporte e ação social. Desta forma, colabora para a melhoria da qualidade de vida da população e tem a missão de impulsionar a responsabilidade social e empresarial.

Conta com 47 consultórios odontológicos, que realizaram 123.780 consultas em 2013 e com o OdontoSesc, que atendeu 1.655 pessoas em oito municípios de baixo IDH, com 15.081 consultas gratuitas. Possui 458 postos de orientação e informação e efetuou ano passado 351 campanhas sobre cuidados com a saúde. O Programa Mesa Brasil atendeu 136.238 pessoas de 752 entidades cadastradas. Mantém também 321 grupos de convivência. Disponibiliza espaços como restaurantes, lanchonetes e teatros, com alimentação de qualidade e variedade de atrações culturais.

A instituição oferece atividades educacionais para todas as faixas etárias e bolsas de estudo gratuitas, pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – ferramenta de transformação social e de cidadania.
Também promove ações culturais fundamentais para a formação do indivíduo, do cidadão e de plateias. Alguns números de 2013:

• 1.258 crianças na Educação Infantil.
  • 28.646 alunos em cursos de complementação curricular e atualização profissional.
  • 2 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Ensino Médio.
  • 11.760 bolsas gratuitas pelo PCG.
  • 7.498 alunos de cursos de artes.

Na área de esporte e lazer, o Sesc oferta em suas unidades atividades físicas e recreativas e realiza eventos em todo o Paraná. No ano passado, tivemos:

• 156 torneios e campeonatos com a participação de 44.983 pessoas.
  • 27.425 inscritos em ginástica, musculação e iniciação esportiva
  • 17.278 hóspedes no Hotel Sesc Caiobá.
  • A 25ª edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional Etapa Caiobá teve a participação de 1.200 atletas.
  • A 7ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, contou com 2.100 atletas.
  • O Circuito de Caminhada e Corrida de Rua, realizado em 19 cidades do Paraná, teve a participação de 19.578 pessoas.

A estrutura do Sesc no Paraná é digna do porte do empresariado paranaense do comércio. São 36 pontos de atendimento, Hotel Sesc Caiobá, o Colégio Sesc São José, duas unidades móveis de odontologia (OdontoSesc) e
três bibliotecas móveis, com acervo de 3 mil livros, o BiblioSesc.

Na área de ação social, em 2013, o programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o Poder Judiciário,  realizou mais de 118 mil atendimentos de cidadania à população de baixa renda.

As campanhas do Agasalho e do Brinquedo, realizadas em parceria com diversas instituições, arrecadaram em 2013, 209.727 peças de roupas e cobertores, beneficiando 249 instituições sociais e 55.740 brinquedos, que foram entregues a 142 entidades sociais.

No âmbito cultural, ano passado foram realizados eventos como a 32ª Semana Literária & Feira do Livro, em 21 cidades do Paraná, com a comercialização de mais de 30 mil livros e atendimento a 183 mil pessoas;  a 35ª edição da Mostra de Música Cidade Canção (Femucic), em Maringá, com 18 estados representados.

Enfim, entre as principais realizações em 2013, podemos citar os 41 milhões de atendimentos efetivados, os R$ 46 milhões investidos no Programa de Comprometimento e Gratuidade, as 2.552 toneladas de gêneros de alimentícios distribuídos pelo Programa Mesa Brasil, os 3.202 espetáculos e exposições, os 1,8 milhões de lanches e refeições servidas.

Um universo de grandes números, em benefício do bem-estar e da qualidade de vida do público comerciário e da população do Paraná.

Darci Piana

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR