Dia das Crianças animou varejo paranaense em outubro

Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR registra alta de 5,21% em comparação ao mês anterior

12/12/2013

As vendas do comércio paranaense apresentaram crescimento acima do esperado em outubro, o varejo teve alta de 5,21% em comparação ao mês anterior e também foi positivo em outros dois indicadores: comparado com igual mês de 2012, aumentou 2,79% e no acumulado de janeiro a outubro cresceu 7,21% sobre o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O Dia das Crianças teve influência no resultado, principalmente nas cidades do interior, onde é percebido o aumento nas vendas em lojas de departamentos e no setor de móveis e decorações que também vendem artigos infantis. Porém, na capital esse comportamento não se repetiu, dentre outros fatores, o fato de Curitiba contar com inúmeras lojas especializadas em brinquedos, pode ter retirado o consumo de lojas de departamentos e móveis e decorações.

As lojas de departamentos, que vinham em queda ao longo do ano, subiram 13,55% em outubro em relação ao mês anterior. Em Londrina e Maringá o setor apresentou desempenho diferente do restante do ano, com altas de 24,91% e 19,48%, respectivamente. Já o setor de móveis e decorações apresentou crescimento também na região Oeste, que registrou elevação de 10,52% em outubro.

Esses índices confirmam as intenções de compra medidas na sondagem realizada pela Fecomércio na véspera do Dia das Crianças, que apontava um consumidor disposto a presentear e sem se preocupar demasiadamente com o preço, mas com a qualidade do produto e do atendimento. Na pesquisa, os brinquedos foram os mais citados pelos entrevistados, seguidos por roupas e calçados e, em último lugar, figuravam os jogos e aparelhos eletrônicos. O setor de vestuário subiu 7,61% em outubro relacionado a setembro.

Ainda assim, os indicadores conjunturais impõem limitações ao empresariado, que precisa driblar a inflação semelhante a de 2012, queda na balança comercial, e a valorização do dólar. Para completar, o PIB de 2013 sinaliza que não atingirá o percentual de crescimento previsto pelo Governo no começo do ano.

O alto nível de endividamento das famílias indica um grande comprometimento da renda, mas os paranaenses demonstram maturidade e estão conseguindo equilibrar os gastos e pagar suas dívidas. A continuidade de um contexto econômico de pleno emprego contribui para manter o poder de compra dos consumidores, que se mostram dispostos a gastar mais neste Natal, conforme sondagem realizada no mês de dezembro pela Fecomércio PR.

tab1 - Pesquisa Out

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br