Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebe comenda em reunião da Fecomércio em Caiobá

O Sesc Caiobá foi sede da 153ª reunião da Fecomércio PR, na sexta-feira (6). Participaram presidentes de sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo, conselheiros e diretoria da entidade. Na ocasião, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, recebeu a comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná. O diretor […]

09/12/2013

153ª Reunião de diretoria da Fecomércio

O diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier, explanou sobre as obras e inaugurações; e o diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca, além de abordar o mesmo tema, contou um breve histórico dos 65 anos da instituição, e mostrou resultados e programas, como o Mesa Brasil. Esta também foi uma oportunidade para a presidência e diretoria debaterem importantes questões da entidade no encerramento do ano.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destacou as realizações do Sistema durante este ano e agradeceu a colaboração dos sindicatos nas iniciativas levadas a efeito. Ao final, desejou a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e paz.

Comenda

A entrega da comenda ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, foi feita por Darci Piana e pelo vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt. “O reitor é a 12ª personalidade a receber esta honraria em 65 anos. Isso significa que ela foi concedida a um grupo seleto de pessoas. Concedemos a ele por mérito, pelas importantes parcerias realizadas com a UFPR, como a Semana Literária e Feira do Livro Sesc PR, que obteve sucesso de comercialização pelas editoras”. Akel integrou também o Sindilojas e atuou sob a presidência de Bittencourt.

Há cinco anos reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho é professor desde a década de 80 e assumiu cargos administrativos ao longo de sua carreira. Estudioso na área do Marketing sempre esteve relacionado aos conhecimentos sobre o Varejo. A inclusão no comércio vem de gerações, pois sua família foi responsável por empreender e administrar vários estabelecimentos no estado. “Ao receber esta comenta relembro dos tempos de meus avós, que trabalharam no comércio paranaense. Meu pai tinha panificadora desde 1950 e também foi sindicalista. Eu, e meus quatro irmãos começamos desde cedo e aprendemos a ética do trabalho atrás de um balcão. Portanto aprendi desde pequeno a cuidar bem dos clientes, foi o que me fez estudar Marketing. Digo sempre que sou do comércio, emprestado para a Universidade”.

Ao assistir a retrospectiva apresentada no telejornal institucional Acontece, contendo uma matéria sobre a formatura de dois mil alunos pelo Pronatec – mil do Senac e mil do Senai -, o  reitor destacou que o Sistema Fecomércio é uma usina de transformação social do estado. “Por isso pretendemos continuar formando gerações ao contar com esta parceria. Fico contente em ver estes altos números na Educação e honrado com esta comenda”, finalizou.

Texto: Karen Bortolini

09/12/2013 às 16:10