NOTÍCIAS

VarejoMAIS tem balanço positivo no sudoeste do Paraná, em 2013

A melhoria na gestão, produtos e serviços de empresas do comércio de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, foi destaque na noite de encerramento das atividades de 2013 do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, na noite desta segunda-feira, dia 2, no anfiteatro da Unisep. O Programa, desenvolvido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc […]

03/12/2013

A melhoria na gestão, produtos e serviços de empresas do comércio de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, foi destaque na noite de encerramento das atividades de 2013 do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, na noite desta segunda-feira, dia 2, no anfiteatro da Unisep. O Programa, desenvolvido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que tem como objetivo tornar o comércio varejista mais competitivo, atendeu 21 empresas do município, envolveu a capacitação direta de 70 pessoas e realizou 500 horas de consultoria.

O momento mais aguardado pelos empresários foi a premiação O Melhor do VarejoMAIS 2013, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação, para empresas com melhor desempenho avaliadas no decorrer do Programa. Na categoria Loja Revelação, os três finalistas foram Somar Pneus, São Luiz Materiais de Construção e Trator Carra. As lojas Flor de Camomila, Art Jóias e Farmais disputaram o Prêmio na categoria Loja Referência. Os vencedores foram Farmais e Somar Pneus, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação, respectivamente. O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, e o assessor técnico da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, participaram do evento e da premiação das vencedoras.

Para a empresária Maria do Carmo Antonello Somariva, sócia-proprietária da Somar Pneu, contemplada na categoria Loja Revelação, participar do Programa foi importante para realizar inovações na empresa, que por sinal já são comentadas entre os clientes. “Participar do VarejoMAIS foi ótimo porque conseguimos trazer para a empresa informações que vimos durante o treinamento. Inovação, crescimento e motivação para a equipe são visíveis na empresa, bem como a fidelização e aumento de clientes”.

Para Edivandro Cichella, sócio-proprietário da Farmais, vencedora na categoria Loja Referência, o Programa ajudou a melhorar o negócio em vários aspectos, motivado pelas informações discutidas com técnicos e consultores especializados. “No comércio, a gente precisa sempre inovar, se atualizar para acompanhar a evolução do mercado consumidor. O VarejoMAIS trouxe informações e conteúdo que nos ajudaram nesta tarefa, o que reflete diretamente na empresa.”

Sucesso do VarejoMAIS

O presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva, que no evento representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, lembrou que o Programa nos seus nove anos de operação excede os seus objetivos de melhorar o desempenho do varejo paranaense e torna-lo mais competitivo para aumentar a lucratividade dos negócios. “Temos uma história de sucesso no Estado e aqui, no Sudoeste, não é diferente. Qualificar gestores, aprimorar sistemas, congregar com empresários para conhecer novos processos de gerência e também de vendas, trazendo essa experiência para os seus empreendimentos é uma receita de sucesso que ano a ano se repete”, destacou.

Piva lembrou que todo conhecimento empregado no Programa levam a duas coisas fundamentais para o setor lojistas: mais vendas. “Vender é a preocupação diuturna de todo empresário do comércio. É gratificante ver o envolvimento de todo o ambiente empresarial, das entidades, nessa busca da qualificação permanente. Este é o ambiente negocial do futuro e o VarejoMAIS será sempre uma ferramenta fundamental e estratégica”, completou Piva.

O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, acredita que o grupo de empresas participantes desenvolveu avanços na gestão, visual de loja e atendimento, o que vai trazer um diferencial competitivo já no período de final de ano, época considerada mais propícia ao comércio varejista. “Nossa preocupação foi trazer as soluções e especialistas para atender da melhor forma as empresas. O varejo exige que o empresário esteja preparado para corresponder às expectativas de clientes diferentes, com gostos e necessidades que se alteram a cada atendimento. E o Programa, certamente, auxilia neste entendimento e prepara para isso.”

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV), Gilson Tedesco, entidade parceira do Programa no Município, o VarejoMAIS melhora empresas e isso ajuda no desenvolvimento da cidade. “O País acontece nas cidades e não em Brasília. É aqui no município que geramos emprego e renda. Empresas mais preparadas vão atrair consumidores, gerar mais renda e divisas para Dois Vizinhos”, projetou Tedesco.

Comércio é um espetáculo

O encerramento contou com a palestra “Minha empresa é um espetáculo”, com o Grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, que divertiu empresários e colaboradores. Com teatro, malabarismos, dança e números de equilibrismo, o grupo fez uma analogia entre um espetáculo e uma empresa. A palestra-show comparou o papel de atores com funcionários, diretores com empresários, clientes com plateia, cenário e adereços com fachada e ambiente de loja, demonstrando que uma empresa de sucesso é aquela se preocupa menos com o concorrente e mais com os diferenciais e qualidade.

“A gente comparou o ambiente, a carpintaria de um espetáculo com uma empresa e a necessidade de estar inovando, buscando qualidade para atender a evolução do mercado”, comentou a palestrante e diretora do espetáculo, Edilaine Castro. Na sua opinião, o empresário do varejo tem que dar show todos os dias para permanecer no mercado e encantar clientes e, por isso, a palestra ajuda na reflexão e motivação desse contexto. “O lúdico ajuda para passar a mensagem porque o empresário se sente sensibilizado, tocado, diverte e se vê no contexto do dia a dia”, comenta.

Além dos empresários de Dois Vizinhos, participaram o evento empreendedores de Ampére, Pinhal de São Bento, Cruzeiro do Iguaçu, Realeza e Boa Esperança do Iguaçu, que também participaram do VarejoMAIS em suas cidades. No total em 2013, o Programa atendeu 130 empresas no sudoeste do Paraná.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias PR

Publicado por admin

03/12/2013 às 19:32

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.