Rodada de negócios reúne empresários de Burkina Faso na Fecomércio

Empresários de Burkina Faso participaram, na quinta e sexta-feira (24 e 25/10), de uma rodada de negócios na Fecomércio PR. Aproximadamente 20 empresas foram representadas nesse encontro que, além de prospectar oportunidades de negócios com empresas paranaenses, serviu para estreitar o relacionamento entre o país e o estado de Paraná, considerado uma referência para os burquinenses em […]

28/10/2013

Empresários de Burkina Faso participaram, na quinta e sexta-feira (24 e 25/10), de uma rodada de negócios na Fecomércio PR. Aproximadamente 20 empresas foram representadas nesse encontro que, além de prospectar oportunidades de negócios com empresas paranaenses, serviu para estreitar o relacionamento entre o país e o estado de Paraná, considerado uma referência para os burquinenses em termos de desenvolvimento e urbanismo.

As empresas que participaram da missão são em sua maioria de pequeno e médio porte. Elas vieram ao Brasil em busca de fornecedores, investidores e parceiros comerciais. Além dos empresários, representantes diplomáticos e líderes de entidades ligadas ao comércio e à indústria de Burkina Faso também participaram da rodada de negócios. Antes do Paraná os visitantes estiveram em São Paulo. Após passagem pela capital paranaense, os burquinenses seguiram para o Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que recepcionou a comitiva, a busca do mercado africano tem sido uma constante na gestão da entidade, que, por meio da Câmara de Relações Internacionais, dirigida pelo também presidente da Agência de Internacionalização do Estado do Paraná (Aginpar), Rui Lemes, trouxe ao Paraná, em 2011, 33 embaixadores africanos. “Esses encontros são início de uma grande parceria não só comercial, mas também industrial, de transferência de tecnologia, de educação, de artes e de cultura. Nós queremos que essa aproximação seja transformada em negócios que possam ajudar, não só os paranaenses que querem vender e comprar, mas também os africanos que precisam dos nossos produtos”, declarou Piana.

O evento foi promovido pela Fecomércio PR e pela Aginpar, em parceria com a Fiep, Ocepar, Faep, Faciap, Fetranspar e Associação Comercial do Paraná (ACP), e conta com a coordenação diplomática do Consulado do Senegal para os Estados do Paraná e Santa Catarina, representado pelo cônsul Ozeil Moura dos Santos, que acompanhou todo o evento.

Burkina Faso

Situado no coração da África Ocidental, Burkina Faso é um país posicionado entre Mali, Níger, Benim, Togo, Gana e Costa do Marfim. Mais de 80% da população do país depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas. Sua capital é a cidade de Uagadugu e sua área territorial abrange 274 mil quilômetros quadrados com uma população estimada de mais de 16 milhões de habitantes. Anteriormente chamado de República do Alto Volta, foi rebatizado em 4 de agosto de 1984, pelo presidente Thomas Sankara.

*Confira a cobertura completa da Rodada de Negócios na revista Fecomércio PR, edição 96.

28/10/2013 às 18:14