Comércio do Paraná registra bom desempenho em agosto

Crescimento foi de 3,23% em relação ao mês anterior, motivado principalmente pelas vendas para o Dia dos Pais

15/10/2013

No mês de agosto, o varejo do Paraná vendeu mais do que em julho. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) registrou acréscimo de 3,23% em relação ao mês anterior e de 6,32% no acumulado do ano.

O setor de vestuário teve o maior fluxo de vendas, com alta de 13,99% sobre julho, em decorrência do Dia dos Pais, das liquidações do fim da estação primavera-verão e da onda de frio inesperada para a época. O resultado confirma a tendência apontada pelos consumidores entrevistados pela sondagem de consumo para o Dia dos Pais, realizada pela Fecomércio PR, na qual 57% afirmaram que pretendiam presentear o pai com roupas e calçados. No somatório do ano, o setor cresceu 5,68% em comparação ao mesmo período de 2012.

Outros ramos que tiveram destaque em agosto foram os de óticas (11,32%), farmácias (9,25%), supermercados (6,34%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (6,29%). Este último fortemente influenciado pelo programa do Governo Federal Minha Casa Melhor. A continuidade do contexto econômico de pleno emprego e a boa safra que impacta positivamente o interior do Estado foram fatores conjunturais positivos para o desempenho verificado.

Por outro lado, as limitações econômicas durante o ano preocupam o comércio e, combinadas a fatores típicos do mercado, afetam setores como as lojas de departamentos (-6,14%), autopeças (-4,5%) e material de construção (-2,87%), que tiveram queda sobre o mês anterior.

Dados regionais

A pesquisa da Fecomércio PR também capta as variações regionais do comércio paranaense, sendo possível verificar as peculiaridades dos polos analisados. As regiões de Ponta Grossa e Curitiba obtiveram as maiores altas mensais, com 4,5% e 3,95%, respectivamente. No acumulado de janeiro a agosto, o melhor desempenho é o da região Oeste, com acréscimo de 16,55% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Curitiba e Região Metropolitana aparecem na segunda posição, com variação positiva de 7,32%.

Confira a pesquisa de cada região e as tabelas completas no site: fecomerciopr.com.br.

Pesquisa Conjuntural - Agosto 01

Pesquisa Conjuntural - Agosto 02