Representantes do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná se reúnem com bancada paranaense

Empresários e lideranças da sociedade discutem medidas de desenvolvimento do Estado

17/09/2013

Lideranças do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná iniciaram a semana reivindicando melhorias na infraestrutura portuária paranaense. Nesta segunda-feira (14) o grupo, que congrega as principais entidades de representação do setor produtivo, entre elas a Fecomércio PR, reuniu-se com políticos da bancada federal do Paraná para apresentar os projetos prioritários para a retomada do desenvolvimento do Estado. O objetivo, segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, é de que a conversa oriente os parlamentares para a elaboração de propostas de emendas coletivas no orçamento da União. “Pretendemos fazer uma atualização dos principais projetos na área de infraestrutura conduzidos pelo Fórum Permanente Futuro 10 e levá-los ao conhecimento de todos os deputados e senadores que representam o Paraná”, explicou Piana.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, contou com a presença do senador Sérgio Souza e de diversos deputados federais, representados pelo coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional, Marcelo Almeida, além do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, José Richa Filho, entre outras lideranças.

“O Fórum mostra o esforço conjunto para minimizar os problemas de infraestrutura e logística. A produção do interior do Estado tem que chegar a outros locais com competitividade, que está deixando a desejar”, enfatizou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Essa foi mais uma reunião com a bancada paranaense. Segundo o coordenador do Fórum Permanente Futuro 10, Guilherme Cunha Pereira, os encontros fortalecem a coalizão para acelerar as mudanças necessárias ao Paraná. “Quando o Fórum teve início, em 2005, começamos a estruturar um conjunto de diretrizes mínimas para planejar onde nosso Estado quer e deve chegar. Não há movimento semelhante a este no país, que une empresários e lideranças da sociedade civil”, afirmou.

Porto de Paranaguá

O Fórum Permanente Futuro 10 elegeu quatro macroprioridades para o Paraná – infraestrutura, inovação, gestão pública e educação – e tem debatido a primeira com maior intensidade. Durante a reunião de ontem o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, apresentou um panorama do Porto de Paranaguá e apontou os investimentos que devem ser feitos. Na lista, com as medidas a serem tomadas, estão a ampliação dos berços de atracação para reduzir a fila de navios à espera pelo carregamento, alteração do zoneamento da área portuária para permitir a instalação de novos empreendimentos, construção de coberturas para operação com chuva leve, modernização de equipamentos do corredor de exportação, implantação de novo acesso rodoviário e ferroviário na chegada à Paranaguá a fim de evitar que o tráfego de caminhões conflite com o trânsito urbano.

Os parlamentares se comprometeram a atuar pelas melhorias. O senador Sérgio Souza ressaltou que a bancada paranaense deve ser mais unida para pleitear a liberação de recursos federais para o Estado. “Esse fórum está preocupado com o futuro e também em compensar o atraso em tantas áreas prioritárias, que impedem o Estado de avançar. Por isso a bancada paranaense deve deixar de ser tímida, unir-se”, conclamou.

Texto: Karla Santin

17/09/2013 às 18:42