Teleconferência abordou a problemática dos resíduos sólidos

Na quinta-feira (5), o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC Sesc Senac, realizou a teleconferência Resíduos Sólidos: responsabilidade do comércio, papel do consumidor, com objetivo de debater assuntos relacionados à coleta e destinação dos resíduos sólidos. Transmitida ao vivo para todo Brasil, a conferência tratou das questões envolvidas na […]

09/09/2013

Transmitida ao vivo para todo Brasil, a conferência tratou das questões envolvidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010 pela Lei 12.305/2010 e pelo Decreto 7.404/2010, que, entre outras prerrogativas, instituiu a chamada logística reversa, sistema destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o seu reaproveitamento.

O debate reuniu o professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), também da USP – Ricardo Abramovay; o Ph.D em Ecologia, com mais de 40 anos de ativismo ambiental, Genebaldo Freire; e o engenheiro ambiental e advogado da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Bernardo Souto, com mediação do jornalista Murilo Ribeiro e participação de Gildete Amorim, que fez a interpretação da conferência para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No Paraná, oito cidades transmitiram a teleconferência: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e Campo Mourão.  O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que acompanhou o evento transmitido no Senac Curitiba, enfatizou a importância de se debater o tema. “A questão da logística reversa é um assunto que precisa ser amplamente discutido entre todos os setores da sociedade. Queremos resolver o problema, mas a saúde das nossas empresas também precisa ser levada em consideração. Por isso buscamos uma legislação que possibilite empresas saudáveis e um meio ambiente saudável”. O presidente falou sobre o grupo de trabalho que debate o tema, mantido pela instituição, e convidou os interessados em contribuir com ideias, informações ou projetos a procurar a Fecomércio PR.

Também assistiram à transmissão em Curitiba o presidente do Sindicato das Empresas de Representantes Comerciais e dos Representantes Comerciais Autônomos no Estado do Paraná (Sirecom-PR), presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack; o presidente Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e de Material Elétrico de Curitiba (Sinditiba), Zildo Costa; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma), Edenir Zandoná; o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Simaco), Eliomar Fiorenza; o diretor regional do Sesc PR, Dimas Foseca; o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio PR, Dieter Lengning; o diretor de Educação e Tecnologia do Senac PR, Ito Vieira; e o diretor de Saúde e Ação Social do Sesc PR, Francisco da Costa e Silva.

09/09/2013 às 17:31