NOTÍCIAS

76ª Corrida do Facho é realizada em Curitiba

Evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet

19/08/2013

 

Em comemoração a Semana do Soldado, foi realizada no último sábado (17) a 76ª edição da Corrida do Facho – tradicional competição de revezamento disputada por equipes de organizações militares paranaenses e por entidades civis. O evento promovido pelo Exército Brasileiro, por meio da 5ª Região Militar -5ª Divisão do Exército (5ª RM 5ª DE) mais uma vez contou com o apoio do Sesc PR e da Prefeitura de Curitiba.

A cerimônia de abertura foi feita pelo general da 5ª RM 5ª DE, Fernando Marques de Freitas – comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército e contou com a participação do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do Coronel aviador Luis Ricardo de Souza Nascimento – comandante do Cindacta II; e do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. De acordo com o general Marques de Freitas, a corrida é uma tradição não só do Exército, mas da cidade de Curitiba. “Para nós militares os desportos representam parte inclusive do nosso adestramento, obrigação nossa de manter condições físicas, mas o principal objetivo é internalizar a coesão e camaradagem nos nossos militares”, ressaltou.

O prefeito Gustavo Fruet comentou sobre a importância de conciliar essa tradição incorporando outras entidades civis. De acordo com ele, eventos esportivos como esse, são importantes não só pela promoção da atividade física, mas na movimentação do comércio. “Esse é um evento já consolidado na nossa cidade. Essa parceria mantida entre o Exército, a prefeitura e o Sesc mostra a importância da profissionalização dos eventos esportivos, que movimentam o comércio, a rede hoteleira da cidade, etc..”, disse.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a parceria com o Exército Brasileiro se estende a Corrida do Facho. “Quando eu assumi o Sistema Fecomércio Paraná já existia esse trabalho do Sesc participar da Corrida do Facho. Com a minha gestão essa parceria foi ampliada através do Soldado Cidadão, no qual também foi envolvido o Senac. De um modo geral, boa parte das atividades esportivas que o Exército Brasileiro promove na 5ª região, o Sesc é parceiro. Da mesma forma como o Exército nos ajuda nas nossas corridas, campanhas, enfim em outros eventos nos dando suporte técnico, na logística. Ter parceiros como o Exército é importante para nós”, observou.

O Coronel aviador Luis Ricardo de Souza Nascimento comentou sobre a integração de outras áreas na tradicional Corrida do Facho. “Para nós da Força Aérea é um privilégio estar participando da corrida, tentando entrar nessa tradição. Hoje o evento além de congregar os militares, porque hoje não está restrito aos militares, temos a força aérea, a marinha, a guarda municipal, e isso é muito bom para integrar esse pessoal que normalmente trabalham juntos buscando um objetivo comum”, acrescentou o comandante do Cindacta II.

A largada da prova ocorreu às 10h30 no Quartel General do Pinheirinho, com um tiro dado pelo presidente da Fecomércio PR, Darci Piana. O diretor de Esporte e Lazer do Sesc PR, Marcos Vinicius de Mello também prestigiou o evento, ao lado do gerente de Esporte do Sesc PR, Otton Bernadelli; da gerente do Sesc Água Verde, Áquilla Nicz e da equipe do Sesc PR. O Tenente coronel da 5ª RM, Jamur Miranda Gomes, coordenador da prova, agradeceu a parceria com o Sesc PR e o trabalho desenvolvido pela Divisão de Esporte e Lazer da entidade. Militares e outras autoridades também estiveram presentes na 76ª edição da Corrida do Facho.

Tradição

A Corrida do Facho é uma competição de revezamento de 1000 m, disputada por equipes das diversas organizações militares do Paraná e por entidades civis. Em seus primeiros anos, a Corrida do Facho era uma prova noturna, com percurso de 40 km em estrada de chão. Sua primeira disputa foi em 1937. Para iluminar o caminho, cada corredor carregava uma tocha – o facho – por um quilômetro, até entregá-lo ao companheiro. As equipes eram formadas por 40 militares. Na década de 1960, trocou-se a noite pelo dia e as equipes foram reduzidas. Hoje, cada representação desportiva é constituída por seis ou dez corredores. O facho foi substituído por um bastão. A partir de 1982, abriu-se espaço para que grupos formados por civis disputassem a prova.

Texto: Isabela Mattiolli

Publicado por admin

19/08/2013 às 19:21

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.