Cem maiores contribuintes de ICMS do Paraná são homenageados em Curitiba

Evento do Jornal Indústria e Comércio teve apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

06/08/2013

Em sua quarta edição, o Ranking dos 100 maiores contribuintes do ICMS do Paraná foi realizado pelo Jornal Diário Indústria e Comércio em parceria com a Fenacon Sistema Sescap/Sescon na noite desta segunda-feira (5), e contou com o apoio institucional do Governo do Estado e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. A homenagem às empresas contribuintes ocorreu no Palácio Iguaçu e reuniu empresários e lideranças paranaenses.

De acordo com o presidente do Jornal Diário Indústria e Comércio, Odone Fortes Martins, a premiação foi criada para valorizar o empresariado do estado. “Há 37 anos o nosso jornal busca que os empresários sejam reconhecidos em todas as suas nuances. O ranking reflete essa política”, afirmou.

Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, comentou sobre a importância de homenagear aqueles que contribuem para o fortalecimento do Paraná. “Para ser forte, o estado precisa de recursos e precisa receber a parcela daquilo que aqui é produzido. É justo homenagear as empresas que ajudam no progresso do Paraná e do país”, salientou o dirigente ao citar também a necessidade do estado manter diálogo aberto com a sociedade civil organizada.

O secretário da Fazenda do Estado do Paraná, Luiz Carlos Hauly, acredita que o ranking simbolicamente homenageia não apenas as cem maiores empresas, mas as 300 mil que contribuem hoje no Paraná. “Dessas, 250 mil são micro e pequenas empresas e que representam 65% dos empregos gerados. O Paraná tem um modelo de tributos diferenciado se comparado a outros estados brasileiros. Essas empresas aqui representadas têm uma força gigantesca no Paraná, pois correspondem a 2/3 da arrecadação do estado. O fato de vocês estarem aqui os fazem paranaenses”, completou.

O governador do Paraná, Beto Richa, comentou sobre as empresas que não apenas contribuem, mas acreditam no desenvolvimento do estado. “Os tributos são arrecadações que se transformam em investimentos. Somente nesse ano, 25 bilhões de novos investimentos e 140 mil empregos foram gerados aos paranaenses”, ponderou.

100 maiores
As empresas OI, TIM, Global Village Telecom Ltda., Souza Cruz, Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas, Volkswagen do Brasil, Ambev Brasil Bebidas Ltda. e CRBS; Copel; Petrobras e Grupo Renault/Nissan figuram entre as dez maiores contribuintes de ICMS do Paraná. Os representantes das cem maiores empresas contribuintes de ICMS receberam certificado do ranking.

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, discursou em nome de todas as empresas homenageadas pela IV edição do prêmio. Ele comentou sobre a importância do Governo do Paraná se manter próximo as empresas e elogiou a iniciativa da premiação. “Acreditamos muito no potencial de desenvolvimento do Paraná e o apoio do governo é fundamental nesse processo”, ressaltou.

Texto: Isabela Mattiolli

06/08/2013 às 17:36