Fórum Empresarial do Mercosul debate políticas de integração e competitividade

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, vice-presidente da CNC e coordenador empresarial brasileiro no Fórum Econômico e Social do Mercosul, Darci Piana, participou no dia 11 de julho, no Uruguai, do II Fórum Empresarial do Mercosul. O evento foi realizado paralelamente ao encontro da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados […]

26/07/2013

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, vice-presidente da CNC e coordenador empresarial brasileiro no Fórum Econômico e Social do Mercosul, Darci Piana, participou no dia 11 de julho, no Uruguai, do II Fórum Empresarial do Mercosul. O evento foi realizado paralelamente ao encontro da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e à Reunião do Conselho do Mercado Comum do bloco do Cone Sul e teve como temáticas o turismo, as tecnologias da informação e comunicação, serviços globais e as cadeias de valor, industriais e agropecuárias.

Estiveram presentes representantes dos setores privado e dos governos da Argentina, Brasil, Venezuela e Uruguai.

Aos empresários e profissionais ligados ao setor de turismo, Piana fez uma apresentação sobre o turismo no Brasil e como atividade interfere no Mercosul. Também foi possível identificar as necessidades e as capacidades da região com o intuito de definir eventuais ações conjuntas que favoreçam a integração regional.

Piana também participou das reuniões do fórum e da plenária presidencial que transferiu o comando temporário do Mercosul para a Venezuela.

Durante o fórum foi destacada a importância econômica, política e comercial que o Mercosul tem para a região, constituindo-se ao mais bem sucedida iniciativa de integração da América do Sul. O bloco representa, atualmente, cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB), 72% do território, 70% a população, 58% dos ingressos de investimento estrangeiro direto e 65% do comércio exterior regional.

De 2008 a 2012, enquanto as trocas globais cresceram 13%, a corrente de comércio entre os membros do Mercosul cresceu mais de 20%. Desde a criação do bloco, o valor do comércio intra-Mercosul cresceu mais de nove vezes, e a corrente comercial do bloco com o resto do mundo multiplicou-se por oito.

26/07/2013 às 15:31