Começa o primeiro Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

Sistema Fecomércio Sesc Senac é um dos apoiadores do evento e preparou uma programação especial. Senac oferece palestras gratuitas sobre gastronomia no Sesc Paço da Liberdade

10/07/2013

Teve início na noite de ontem (09) o primeiro Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico e que recebe o apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR e Prefeitura de Curitiba. Nem o frio e a garoa fina espantaram os curitibanos, que foram ao calçadão do Largo de Ordem para aproveitar a feira gas­tro­nômica embalada por shows musicais. Dez restaurantes, bares e cafés da região criaram petiscos e pratos quentes especialmente para o evento e os venderão a R$ 12 cada um. Hoje em diante, os pratos serão comercializados no interior dos estabelecimentos e vão dividir espaço com uma intensa programação cultural.

Estão no cardápio, feijoada alemã, quirera lapiana, risoto de pinhão, pinhão com bacon e várias outras delícias. Aliás, o pinhão e sua utilização na culinária também foi o tema da palestra promovida pelo Senac no Sesc Paço da Liberdade. Durante toda a semana se Senac oferecerá um ciclo de palestras gratuitas, sobre diversos tipos de gastronomia.

Os instrutores do Senac Christian Tamayo Sanches de Souza, Flavia Franciene Gazola da Silva e Lúcio Marcelo Chrestenzen falaram sobre a relevância deste alimento como símbolo da cultura paranaense e fizeram sugestões de como utilizá-lo na culinária, inclusive na alta gastronomia.

De acordo com Flavia, pesquisas históricas e arqueológica indicam que o pinhão é consumido pelos indígenas há mais de seis mil anos, “sapecado”, ou seja, assado sob brasas de galhos secos das araucárias. Ainda segundo o livro “Pinhão indígena – A culinária do Paraná”, de autoria da chef Helena Menezes e publicado pela Editora Senac Paraná, cada região ou grupo familiar paranaense tinha uma receita com a semente. “O pinhão é uma iguaria simbólica e sazonal. A tendência da gastronomia atual é utilizar ingredientes simples, que fazem parte de nossa história, promovendo o resgate da memória gustativa”, explicou a instrutora.

O chef alemão radicado no Brasil e professor de gastronomia, Heiko Grabolle, convidado para a próxima semana gastronômica do Senac, também colaborou com o debate. “O pinhão é geralmente utilizado como guarnição, como acompanhamento, por ter um sabor neutro, mas com os ingredientes corretos pode se tornar um delicioso prato, inclusive doce”, opinou.

O fato de a araucária estar na lista das espécies protegidas faz com que a cada ano a produção de pinhão seja menor. Outro ponto importante é a restrição à colheita de pinhão, por derrubada de pinhas, antes do dia 15 de abril, data em que tem início o desprendimento de sementes. Isso dificulta o comércio em grande escala da semente. “O pinhão possui um forte apelo turístico e pode ser incluído no cardápio de qualquer restaurante, mas como um prato sazonal”, afirmou o coordenador do Restaurante-Escola do Senac Curitiba, Lúcio Marcelo Chrestenzen.

No fim da palestra, os participantes puderam degustar uma sopa de pinhão com costelinha defumada, preparada pelo instrutor Christian Tamayo. Veja a receita completa no site do Senac (www.pr.senac.br).

Sobre o Festival Inverno

O objetivo do Festival de Inverno é recuperar a importância do Centro Histórico e atrair as famílias curitibanas e novos frequentadores para a região. O evento dá continuidade ao trabalho de revitalização do antigo centro de Curitiba, que começou em 2009, com o restauro e inauguração do Sesc Paço da Liberdade, pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e se espalhou pelo seu entorno.
Confira a programação completa no fecomerciopr.com.br/noticia/festival-de-inverno.

Programação de palestras do Senac

10 jul | quarta |19h – Barreado: o resgate de sua história e de seus segredos

Debate sobre a origem do barreado: localidades e autores. O aspecto histórico, a representatividade como prato tradicional do estado e as principais características do mesmo. Instrutores Senac: André Kramer, Adriano Barrozo di Renzo, Eunedes Bordin Local: Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189 – Centro Inscrições gratuitas: 0800 643 6 346 50 | 50 vagas

11 jul | quinta | 19h – Café com Mistura: o resgate de uma tradição lapeana