NOTÍCIAS

Prêmio Queijos do Paraná chega à segunda edição

O Prêmio tem como objetivo divulgar e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado

19/09/2024

Representante das instituições participantes do Prêmio Queijos do Paraná durante o lançamento

O vice-governador Darci Piana durante lançamento da segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná

O vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt

Na manhã da quarta-feira (18) aconteceu no Mercado Municipal de Curitiba, o lançamento oficial da segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. Na cerimônia, o comitê gestor, formado pelo Sistema Faep, Sebrae/PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite, Fecomércio PR e Senac PR, apresentou o regulamento dessa edição. 

O Prêmio tem como objetivo divulgar e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado. A iniciativa traz novidades e vem com a expectativa de bater recordes de produtos inscritos e de queijeiros participantes. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro deste ano e a premiação será realizada em 30 de maio de 2025. 

“As pessoas que tiveram queijos premiados na primeira edição puderam colocar o selo em seu produto, que, com isso, foi reconhecido pelo mercado como queijo de melhor qualidade. Conseguiram, assim, gerar maior valor agregado. Isso significou mais renda para nossos produtores. Também demonstramos ao Brasil e ao mercado internacional que temos queijos de excelente qualidade. É isso que buscamos: uma cadeia inteira qualificada, da matéria-prima até o produto final”, disse o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette. 

O vice-governador, Darci Piana prestigiou o evento e destacou a importância do evento para o setor lácteo e desenvolvimento do estado. “Quando a indústria ativa se une com o governo o resultado é visível. Vemos isso na realização desse prêmio, que mostra a qualidade dos queijos produzidos no estado. Precisamos dar continuidade ao trabalho e melhorar ainda mais o que já fazemos com tanta qualidade e incentivar a produção e consumo de queijo”, ressaltou Piana. 

A Fecomércio/ Senac PR, é um dos parceiros realizadores e ofertará uma série de workshops, participará da banca de jurados, além de promover ações que fomentem a divulgação e o consumo de queijos no Paraná. “Esse evento é muito mais do que uma celebração de um dos produtos mais emblemáticos do nosso Estado. É também um reconhecimento ao trabalho incansável dos nossos produtores, que todos os dias contribuem para que o Paraná se torne uma das maiores potências do setor de laticínios do Brasil”, avaliou o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt.  

O Prêmio 

O Prêmio Queijos do Paraná terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características do queijo. Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisam estar regularizados, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal. Os produtos inscritos serão avaliados de acordo com critérios técnicos, por um júri especializado – treinado a partir de cursos de formação oferecidos pelo prêmio. 

A avaliação dos produtos será feita de acordo com as categorias em que eles foram inscritos. Serão três jurados por mesa, que vão atribuir notas aos queijos, de acordo com os quesitos técnicos pré-estabelecidos. Os derivados que obtiverem notas entre 18 e 20 conquistarão a medalha de ouro. Os produtos que forem avaliados com notas entre 16 e 18 levarão a medalha de prata. Os que fizerem de 14 a 16 pontos ficarão com o bronze. Uma segunda fase é destinada exclusivamente aos queijos que conquistarem a medalha de ouro. O júri vai selecionar os dez melhores (super ouro) entre os medalhistas, que participarão de uma nova disputa. Nesta etapa, cada jurado vai defender um dos queijos, apontando suas principais características. Após a argumentação verbal, será escolhido o “Melhor Queijo do Paraná 2025”. Além da medalha, os dez super ouro vão ganhar uma viagem técnica, para local ainda a ser definido. 

Excelência em Muçarela 

O Prêmio Queijos do Paraná traz, ainda, uma nova iniciativa: o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza. “O Paraná é o maior produtor de muçarela do país. Quase 50% do mix de produtos lácteos do Estado corresponde à muçarela”, justificou Volpi. A disputa será voltada à aplicação desse tipo de queijo na gastronomia, mais especificamente como ingrediente de uma pizza. 

O concurso contará com duas etapas: uma avaliação técnica, em que o júri observará as características técnico-funcionais do queijo, como derretimento, elasticidade, gordura livre e fatiabilidade; e uma avaliação sensorial, em que os jurados levarão em conta a utilização da muçarela em uma pizza. 

Ao término, o Concurso Excelência em Muçarela vai selecionar as cinco melhores muçarelas. Os vencedores ganharão uma viagem técnica. A expectativa é de que 80 queijeiros e/ou indústrias se inscrevam nessa modalidade.  

Livro 

Ao longo do evento, o comitê gestor também promoveu o lançamento do livro da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A publicação traz um perfil dos 88 produtores medalhistas, com as características básicas dos queijos premiados e os contatos dos ganhadores. O material serve como um guia de produtores e de derivados lácteos do Estado. 

Publicado por Estagiários Jornalismo

19/09/2024 às 14:20

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.