24/10/2024
As Faculdades Senac Paraná realizaram nesta terça-feira (22/10) a etapa local do Ficthon 2024. Em sua segunda edição, o evento, que teve início no ano passado na Faculdade Senac Curitiba Portão, foi ampliado para incluir todas as seis unidades da faculdade no estado. Mais de 200 alunos dos cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gastronomia participaram da competição.
A proposta do Ficthon é que os alunos desenvolvam soluções inovadoras de prototipagem para problemas enfrentados pela comunidade em geral, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos incluem 17 metas globais que buscam resolver três grandes desafios até 2030: erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e mitigar as mudanças climáticas.
Organizados em equipes, os estudantes receberam orientações sobre os ODS e contaram com a mentoria de professor. Na noite desta terça (22/10), simultaneamente em todas as faculdades, os grupos apresentaram suas propostas. Com muita expectativa e nervosismo, tiveram que convencer uma banca composta por empresários locais das áreas de inovação e tecnologia. Os vencedores de cada unidade avançarão para a grande final, que acontecerá em Curitiba no dia 9 de novembro.
Presente na seletiva da Faculdade Senac Curitiba Portão, a analista da Coordenadoria de Educação Superior, Patricia Machado Mikalixen, destacou o sucesso do evento. “O Ficthon surgiu em 2023 na Faculdade Portão e foi tão bem recebido que se expandiu para todo o estado. O impacto para os alunos vai além do aprendizado acadêmico. Eles não apenas pesquisam, inovam e prototipam, mas também têm a oportunidade de serem vistos por empresários e empreendedores, o que pode incentivá-los a ingressar em incubadoras de inovação”, afirmou.
O professor de ensino superior e empresário da área de TI, Paulo Cezar Stadizisz, foi um dos jurados e elogiou a qualidade das propostas. “Fiquei impressionado com a maturidade das ideias apresentadas. Mesmo estando no início de suas carreiras, esses alunos que estão se formando no Senac demonstraram uma visão de mercado surpreendente. Eles estão conectados com as novas tecnologias e focados em agregar valor à sociedade, o que mostra que serão profissionais de alto nível”, observou.
Brenda Schisler, integrante da equipe Relâmpago, da Faculdade Senac Cascavel, que conquistou o primeiro lugar na etapa local, descreveu a experiência com entusiasmo. “Foi uma loucura, ficamos muito ansiosos, mas deu tudo certo! Agora, estamos prontos para ir a Curitiba e continuar nosso projeto”, comemorou. Junto aos colegas Wueverton Caetano, João Bispo e Rubens Algeri, Brenda desenvolveu a solução multiplataforma Ajuda Ae, que visa conectar ONGs, voluntários e empresas em nível regional.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.